Escola de Comunicações e Artes
Jornalismo e Editoração
Disciplina: CJE0648 - Mercado Editorial
Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral
Objetivos
Apresentar a indústria editorial brasileira contemporânea no cenário da indústria cultural. Transmitir conceitos de administração e planejamento voltados para o processo editorial. Analisar aspectos políticos e econômicos do negócio do livro no Brasil.
Compreender o funcionamento global da cadeia do livro, priorizando o entendimento dos aspectos comerciais, de marketing e distribuição. Entender como o mercado editorial brasileiro está estruturado e qual o seu jogo de forças. Compreender forças emergentes que operam no mercado editorial, tanto no que diz respeito à produção, quanto à comercialização.
Docente(s) Responsável(eis)
Samira Youssef Campedelli
7366255 – Paulo Nascimento Verano
Revisão em 1. Sem. 2019. Revisão em 1. Sem. 2020.
Programa Resumido
Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras. Panorama do mercado de produção da informação no Brasil, seus atores e agentes. Planejamento e estratégias mercadológicas e de comunicação para o segmento informativo. Entendimento do mercado editorial contemporâneo e de forças emergentes que operam tanto no fazer editorial, como em aspectos comerciais e de distribuição.
Programa
1. Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. Indústria cultural / cultura de massa – alguns conceitos básicos.
2. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras.
3. Empresas de comunicação, como empreendimento industrial, comercial e de serviços. O Marketing Mix: os 4Ps e os 4Cs.
4. A cadeia de valor do mercado editorial. Concepção e planejamento de produtos editoriais. Posicionamento estratégico.
5. Editoras de pequeno, médio e grande porte. Ciclo de vida dos produtos editoriais.
6. O crescimento do mercado independente. As feiras de publicação. A retomada da edição artesanal e da livraria curatorial.
7. O mercado escolar, as compras governamentais e a internacionalização das editoras brasileiras. A crise das redes livreiras brasileiras. Impactos da dependência das compras governamentais.
8. As crises da escola, do livro e da leitura na cultura contemporânea e o futuro da edição. Emergências: da autopublicação, do áudio-book, da publicação por demanda (POD).
9. O parque gráfico brasileiro contemporâneo. As gráficas digitais.
10. O livro e a era digital. O livro digital flopou?
11. A atuação do editor: do profissional especializado que atua em departamentos editoriais para o editor generalista que conhece o negócio de ponta a ponta.
Avaliação
Método
Aulas expositivas, prevendo-se a participação dos alunos em discussões programadas de temas pré-estabelecidos, relacionados com o conteúdo da disciplina.
Critério
Trabalhos individuais e em grupo. Debates em sala de aula. Seminários.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se a uma prova sobre o conteúdo da disciplina, no período das férias, até uma semana antes do início do novo semestre letivo.
Bibliografia básica
ABREU, MÁRCIA. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2006.
BOSI, Alfredo. “Cultura brasileira e culturas brasileiras” In: Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Trad. de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
EARP, Fabio Sá & KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.
EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.
FURTADO, Jose Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.
GALVÃO, Walnice Nogueira. As Musas sob Assédio. Literatura e Indústria Cultural no Brasil. São Paulo, Editora Senac, 2002.
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2003.
LINDOSO, Felipe José. “A indústria editorial no Brasil no século XX”. In: BORDA, Juan Gustavo Cobo. Historia de las empresas editoriales de América Latina, siglo XX. Bogotá (Colômbia): CERLALC, 2000.
Bibliografia específica
Referendada aula a aula.
Aprendizado esperado
· Compreender o funcionamento global da cadeia do livro.
· Compreender aspectos estratégicos do marketing, que compõem o business plan e são largamente utilizados pelas editoras.
· Entender como o mercado editorial brasileiro está estruturado e qual o seu jogo de forças.
· Compreender forças emergentes que operam no mercado editorial, tanto no que diz respeito à produção, quanto à comercialização.
· Elaborar motivos de o mercado editorial estar em plena efervescência e modificação.
· Especular, por meio de leituras e debates, como o mercado editorial pode vir a se configurar em futuro próximo.
- Docente: Paulo Nascimento Verano