Escola de Comunicações e Artes

Jornalismo e Editoração

Disciplina: CJE0648 - Mercado Editorial

 

Créditos Aula:   4

Créditos Trabalho:           0

Tipo:      Semestral

 

Objetivos

Apresentar a indústria editorial brasileira contemporânea no cenário da indústria cultural. Transmitir conceitos de administração e planejamento voltados para o processo editorial. Analisar aspectos políticos e econômicos do negócio do livro no Brasil.

Compreender o funcionamento global da cadeia do livro, priorizando o entendimento dos aspectos comerciais, de marketing e distribuição. Entender como o mercado editorial brasileiro está estruturado e qual o seu jogo de forças. Compreender forças emergentes que operam no mercado editorial, tanto no que diz respeito à produção, quanto à comercialização.

 

Docente(s) Responsável(eis)

Samira Youssef Campedelli

7366255 – Paulo Nascimento Verano

Revisão em 1. Sem. 2019. Revisão em 1. Sem. 2020.

 

Programa Resumido

Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras. Panorama do mercado de produção da informação no Brasil, seus atores e agentes. Planejamento e estratégias mercadológicas e de comunicação para o segmento informativo. Entendimento do mercado editorial contemporâneo e de forças emergentes que operam tanto no fazer editorial, como em aspectos comerciais e de distribuição.

 

Programa

1. Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. Indústria cultural / cultura de massa – alguns conceitos básicos.

2. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras.

3. Empresas de comunicação, como empreendimento industrial, comercial e de serviços. O Marketing Mix: os 4Ps e os 4Cs.

4. A cadeia de valor do mercado editorial. Concepção e planejamento de produtos editoriais. Posicionamento estratégico.

5. Editoras de pequeno, médio e grande porte. Ciclo de vida dos produtos editoriais.

6. O crescimento do mercado independente. As feiras de publicação. A retomada da edição artesanal e da livraria curatorial.

7. O mercado escolar, as compras governamentais e a internacionalização das editoras brasileiras. A crise das redes livreiras brasileiras. Impactos da dependência das compras governamentais.

8. As crises da escola, do livro e da leitura na cultura contemporânea e o futuro da edição. Emergências: da autopublicação, do áudio-book, da publicação por demanda (POD).

9. O parque gráfico brasileiro contemporâneo. As gráficas digitais.

10. O livro e a era digital. O livro digital flopou?

11. A atuação do editor: do profissional especializado que atua em departamentos editoriais para o editor generalista que conhece o negócio de ponta a ponta.

 

 

Avaliação

 

               Método

               Aulas expositivas, prevendo-se a participação dos alunos em discussões programadas de temas pré-estabelecidos, relacionados com o conteúdo da disciplina.

               Critério

               Trabalhos individuais e em grupo. Debates em sala de aula. Seminários.

               

               Norma de Recuperação

               O aluno em recuperação deverá submeter-se a uma prova sobre o conteúdo da disciplina, no período das férias, até uma semana antes do início do novo semestre letivo.

               

Bibliografia básica

ABREU, MÁRCIA. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2006.

BOSI, Alfredo. “Cultura brasileira e culturas brasileiras” In: Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Trad. de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

EARP, Fabio Sá & KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.

EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FURTADO, Jose Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.

GALVÃO, Walnice Nogueira. As Musas sob Assédio. Literatura e Indústria Cultural no Brasil. São Paulo, Editora Senac, 2002.

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2003.

LINDOSO, Felipe José. “A indústria editorial no Brasil no século XX”. In: BORDA, Juan Gustavo Cobo. Historia de las empresas editoriales de América Latina, siglo XX. Bogotá (Colômbia): CERLALC, 2000.

 

Bibliografia específica

 

Referendada aula a aula.

 

Aprendizado esperado

·         Compreender o funcionamento global da cadeia do livro.

·         Compreender aspectos estratégicos do marketing, que compõem o business plan e são largamente utilizados pelas editoras.

·         Entender como o mercado editorial brasileiro está estruturado e qual o seu jogo de forças.

·         Compreender forças emergentes que operam no mercado editorial, tanto no que diz respeito à produção, quanto à comercialização.

·         Elaborar motivos de o mercado editorial estar em plena efervescência e modificação.

·         Especular, por meio de leituras e debates, como o mercado editorial pode vir a se configurar em futuro próximo.