Decorrente das investigações efetuadas no âmbito do Projeto Temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional a educação (1810-...), a disciplina tem como objetivo geral apresentar e discutir aportes teóricos do campo da História da educação, da História e da Educação Comparada, bem como debater questões metodológicas para análise de temas relativos ao processo de escolarização entre os séculos XIX e XX, sob uma perspectiva da História Transnacional. Do objetivo geral, emergem como objetivos específicos: - Apresentar as contribuições da historiografia transnacional educação para a análise da constituição da escola pública, obrigatória e de massas, a partir do século XIX, como um processo que se configura de diferentes modos nas realidades nacionais, regionais e locais; - Apresentar aproximações e distanciamentos entre comparação histórica, transferência cultural, circulação e conexões, como diferentes modos de operar a história transnacional da educação; - Refletir acerca da circulação transnacional de sujeitos, saberes e artefatos escolares nos séculos XIX e XX, de modo a perceber os modos como a difusão mundial da escola, em suas peculiaridades locais, extravasa as fronteiras nacionais. - Analisar, a partir de casos concretos, a apropriação como um conceito/categoria fértil para investigar os saberes e as práticas escolares, bem como a introdução de artefatos com finalidades educacionais em escolas; - Explorar, nas pesquisas individuais, por meio de estudos de casos, a operacionalidade do ferramental teórico, percebendo potencialidades e limites. A disciplina investe, assim, tanto na discussão teórica e quanto na apresentação de investimentos de pesquisa com uso do ferramental teórico ancorado em uma bibliografia nacional e internacional sobre a história da escola em perspectiva transnacional. Organiza-se em duas principais frentes de interesse: 1) aportes teóricos do campo da História da educação, da História e da Educação Comparada; 2) debates metodológicos a partir de investigações sobre temas relativos ao processo de escolarização entre os séculos XIX e XX.