Ementa do 1o. semestre de 2020:

As relações entre ensino de literatura e formação de leitores

Pretende-se promover a reflexão e a discussão acerca da leitura, do leitor e da formação de leitores, pensando na sua complexa relação com o ensino de literatura.  Essa relação implica numa multiplicidade de aspectos: a questão da interpretação, noção, em geral, privilegiada quando se trata da presença da teoria literária no ensino de literatura; a experiência de leitura tal como contemplada pelos embates recentes das Teorias da Leitura e da Recepção, que colocam em xeque essa mesma noção de interpretação literária bem como o papel da leitura; a dimensão da formação de leitores que inclui também o âmbito da criação ficcional, nas suas mais diversas manifestações; a repercussão desses diferentes aspectos na discussão acerca do cânone escolar e de fenômenos que têm lugar na internet e em meios digitais. A disciplina procura, assim, ser um espaço para a tomada de contato com diferentes aspectos presentes na discussão de tais questões de modo a contemplar um dos elementos centrais das relações entre literatura e educação: o leitor.