a)     Incentivar a formação dos estudantes para a educação básica, contribuindo para a valorização do magistério em língua portuguesa;

b)      Ampliar a articulação entre o conhecimento acadêmico (teoria) e a prática das aulas de português na educação básica;

c)     Integrar o aprendizado de língua portuguesa na formação de licenciandos, tanto no que se refere aos conteúdos de línguas falada e escrita, quanto ao uso da linguagem como constitutiva das interações socioculturais;

d)     Compreender que o processo de ensino/aprendizagem envolve, por parte do professor, o domínio da língua/linguagem e esse conhecimento está associado à reflexão do que se pretende propor nas aulas de língua portuguesa;

e)     Tratar criticamente os diferentes conceitos de língua, linguagem, discurso e discutir as várias propostas de transposição didática referentes aos tópicos específicos do conteúdo;

f)      Analisar os procedimentos teórico-metodológicos de produção escrita, oralidade e gramática desenvolvidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em manuais didáticos para o ensino fundamental anos finais e médio.