1. Ementa: Os principais debates recentes sobre cidades em sua interface com políticas públicas. As principais perspectivas analíticas sobre o poder na cidade, o governo urbano e as políticas públicas.

2. Objetivo: A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos um panorama sobre as mais importantes perspectivas recentes sobre as cidades, seu governo, suas políticas e formas de produção do espaço.

3. Dinâmica: O curso será desenvolvido em 15 aulas substantivas percorrendo literatura recente. O curso é desenvolvido em duas unidades, respectivamente sobre poder e governo urbano e sobre processos de produção da cidade. O curso incluirá dois tipos de aulas. Aulas convencionais com aula expositiva antes e depois do intervalo e aulas com atividades especiais. As atividades especiais seguirão a seguinte dinâmica: aula expositiva na primeira parte; intervalo; assistência ao vídeo (no máximo de 30 minutos); discussão em grupo/coletiva (30 minutos) e redação individual de resposta ou comentário (30 minutos). Diretriz para as atividades especiais: Comentar o(s) vídeo(s) assistido(s), conectando-o(s) aos textos lidos e à discussão da primeira parte da aula. O tamanho máximo do texto entregue é de uma página, entregue ao monitor ou professor ao final das respectivas aulas, não sendo permitida a entrega posterior por e-mail ou qualquer outro meio.

4. Avaliação: A avaliação será baseada nos trabalhos individuais realizados nas atividades especiais. Serão consideradas as 5 melhores notas, dentre as 9 atividades existentes previstas. A recuperação e a substitutiva serão realizadas mediante provas escritas. Um plantão de dúvidas com a monitoria acontecerá às terças-feiras entre 18:15 e 19:15 na mesma sala da aula da noite, exceto nas semanas em que não houver aula (conforme o calendário ao final do programa).