O objetivo da primeira parte do curso de Teorias do Desenvolvimento Econômico é introduzir os fundamentos microeconômicos das análises modernas do desenvolvimento econômico. Apresentamos inicialmente um modelo básico walrasiano de funcionamento de mercados com o qual ilustramos não apenas uma série de princípios subjacentes à análise econômica do desenvolvimento – o individualismo metodológico, o princípio da maximização, os critérios de equilíbrio – mas também uma abordagem mais geral para esses problemas que reconhece a interdependência entre os vários mercados: a abordagem de equilíbrio geral. Nesse modelo, derivamos as condições necessárias e suficientes para que a ação sinalizatória dos preços, através do funcionamento dos mercados, promova uma alocação eficiente dos recursos (Teoremas Fundamentais a Economia do Bem-Estar) – havendo aqui uma clara distinção entre eficiência e equidade dessa alocação e os trade-offs que podem existir entre ambas. A partir daí, o resto dessa parte do curso se ocupará de apresentar modelos mostrando as falhas alocativas que o funcionamento dos mercado produz quando aquelas condições não são satisfeitas, discutindo as possibilidades de – os próprios agentes do mercado ou o governo – correção dessas falhas. Invocando a literatura empírica mais recente, tentaremos ilustrar como essas falhas de mercado estão conectadas com os típicos problemas de desenvolvimento. Conquanto as aplicações desses modelos aos tópicos típicos da área – educação, saúde, pobreza, crédito – estejam além do escopo desse curso, introduziremos alguns dos desenvolvimentos na área de psicologia e economia para entender a questão da pobreza. O objetivo da segunda parte do curso é apresentar aos estudantes as formulações dos chamados pioneiros do desenvolvimento econômico, autores que buscaram compreender os desafios ao crescimento econômico e à transformação das estruturas socioeconômicas nos países então chamados subdesenvolvidos. O foco recairá em Lewis, Rosenstein-Rodan, Nurkse, Furtado, Myrdal, Hirschman, Prebisch e Singer. A apresentação, ainda que busque respeitar em parte a cronologia das formulações, será organizada em três grandes temas, seguindo a sugestão de Hirschman (1981): i) o subemprego e a oferta ilimitada de trabalho, ii) a formação de capital na industrialização tardia e iii) os efeitos dos termos de troca e das elasticidades do comércio exterior sobre o desenvolvimento das economias subdesenvolvidas. O curso será essencialmente baseado na análise dos textos originais, buscando contextualizá-los e analisar sua eventual atualidade. Na disciplina “Macroeconomia do Desenvolvimento”, tais temas serão retomados a partir da discussão de modelos formais que incorporam algumas das contribuições dos pioneiros.