O objetivo da primeira parte do curso de Teorias do Desenvolvimento Econômico é introduzir os fundamentos microeconômicos das análises modernas do desenvolvimento econômico. Apresentamos inicialmente um modelo básico walrasiano de funcionamento de mercados com o qual ilustramos não apenas uma série de princípios subjacentes à análise econômica do desenvolvimento o individualismo metodológico, o princípio da maximização, os critérios de equilíbrio mas também uma abordagem mais geral para esses problemas que reconhece a interdependência entre os vários mercados: a abordagem de equilíbrio geral. Nesse modelo, derivamos as condições necessárias e suficientes para que a ação sinalizatória dos preços, através do funcionamento dos mercados, promova uma alocação eficiente dos recursos (Teoremas Fundamentais a Economia do Bem-Estar) havendo aqui uma clara distinção entre eficiência e equidade dessa alocação e os trade-offs que podem existir entre ambas. A partir daí, o resto dessa parte do curso se ocupará de apresentar modelos mostrando as falhas alocativas que o funcionamento dos mercado produz quando aquelas condições não são satisfeitas, discutindo as possibilidades de os próprios agentes do mercado ou o governo correção dessas falhas. Invocando a literatura empírica mais recente, tentaremos ilustrar como essas falhas de mercado estão conectadas com os típicos problemas de desenvolvimento. Conquanto as aplicações desses modelos aos tópicos típicos da área educação, saúde, pobreza, crédito estejam além do escopo desse curso, introduziremos alguns dos desenvolvimentos na área de psicologia e economia para entender a questão da pobreza.
O objetivo da segunda parte do curso é apresentar aos estudantes as formulações dos chamados pioneiros do desenvolvimento econômico, autores que buscaram compreender os desafios ao crescimento econômico e à transformação das estruturas socioeconômicas nos países então chamados subdesenvolvidos. O foco recairá em Lewis, Rosenstein-Rodan, Nurkse, Furtado, Myrdal, Hirschman, Prebisch e Singer. A apresentação, ainda que busque respeitar em parte a cronologia das formulações, será organizada em três grandes temas, seguindo a sugestão de Hirschman (1981): i) o subemprego e a oferta ilimitada de trabalho, ii) a formação de capital na industrialização tardia e iii) os efeitos dos termos de troca e das elasticidades do comércio exterior sobre o desenvolvimento das economias subdesenvolvidas. O curso será essencialmente baseado na análise dos textos originais, buscando contextualizá-los e analisar sua eventual atualidade. Na disciplina Macroeconomia do Desenvolvimento, tais temas serão retomados a partir da discussão de modelos formais que incorporam algumas das contribuições dos pioneiros.
- Docente: Sergio Pinheiro Almeida