O objetivo da disciplina é apresentar os conceitos básicos de análise dados em física experimental, da redução de dados ao teste de hipóteses estatísticas, bem como os métodos mais comuns de ajuste de parâmetros: mínimos quadrados e máxima verossimilhança.

A disciplina incorpora o uso de simulações computacionais de dados experimentais para ilustrar questões relativas às hipóteses usualmente consideradas na análise de dados, à interpretação dos resultados de análises estatísticas e ao planejamento de experimentos. 

Essa disciplina é complementar à formação de físicos. Na grade curricular obrigatória do Bacharelado em Física, os conceitos da teoria da probabilidade são usados de maneira mais intuitiva e os da inferência estatística são apresentados de forma dispersa e com enfoque predominantemente operacional ao longo das diversas disciplinas de “Física Experimental. Todos esses assuntos são, então, retomados de maneira organizada e estruturada na disciplina, dentro do quadro teórico da inferência estatística, com vista à autonomia do futuro profissional no tratamento estatístico de dados pelos quais venha a ser responsável.