O objetivo da disciplina é desenvolver o projeto de uma planta de produção de peças e/ou dispositivos ou máquina de fabricação de produtos sólidos, em grupo. O projeto deve incluir a definição do (s) produto(s) a serem manufaturados, o público-alvo, as técnicas empregadas para a fabricação, os equipamentos, controle de qualidade, layout da fábrica, custos envolvidos, planejamento estratégico, expedição e projeto de logística, assim como o volume de produção e análise de sustentabilidade financeira e ambiental. A disciplina tem um caráter integrador entre as principais áreas da engenharia envolvidas na formação do Engenheiro de Materiais e Manufatura: engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Ao longo da disciplina, os alunos deverão desenvolver as seguintes competências: • Compreensão e análise de situações complexas; • Avaliação crítica de ordens de grandeza e da significância de resultados numéricos e modelos matemáticos; • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia de Materiais e Manufatura; • Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia de Materiais e Manufatura, de maneira crítica e inovadora; • Aprimorar a capacidade de selecionar equipamentos e dispositivos empregados na manufatura de peças e dispositivos sólidos; Ficha 10 - Projeto de fábrica • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos na área de Engenharia de Materiais e Manufatura; analisar criticamente a solução encontrada: criticar as soluções encontradas; comparar com experiências anteriores; imaginar e conceber alternativas. • Identificar variáveis endógenas e exógenas. Para desenvolvimento das competências apresentadas acima, pretende-se, ao longo do curso que o aluno desenvolva habilidades, incluindo as socioemocionais, como: • Razoabilidade, idealização e modelamento de problemas; • Pensamento analítico e capacidade de inovação; • Capacidade de planejamento da abordagem de problemas e proposição de soluções; identificação de possíveis métodos para solução; seleção de estratégias e recursos a serem empregados; • Avaliação e análise de sistemas; • Identificação de variáveis endógenas e exógenas; capacidade de relacionar e hierarquizar elementos relevantes, assim como comparar e julgar concepções prévias, analisar situações-problema; • Habilidade em comunicar-se eficientemente na forma escrita, oral e gráfica; • Capacidade de negociação e persuasão