Disciplina :INSIGHTS DO CONSUMIDOR

 

Código

EAD747

Título

Insights do Consumidor

Título em inglês

Consumer Insights

Número de créditos aula

2

Número de créditos trabalho

0

Pré-requisito

NA

Idioma(s) de oferecimento

( X ) Português             ( X ) Inglês

Formato(s) de oferecimento*

( X  ) Presencial             (   ) Semi-presencial            (   ) Online

* Formatos de oferecimento:

Presencial: disciplina com aulas presenciais na FEA. Podem ser utilizados mediados por tecnologia (aulas síncronas e assíncronas) em até 20% da carga horária da disciplina (por exemplo: considerando 16 aulas no semestre, no máximo 3 aulas podem ser mediadas por uso de tecnologia).


 Docente(s) Responsável(eis)

 

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

 

 

 


1.       Objetivos da Disciplina

Perfil do Egresso do Curso de Administração

Objetivos de Aprendizagem da Disciplina

Ao final da disciplina, espera-se que o estudante seja capaz de:

Profundidade

X - Introdução

XX - Aprofundamento

Prática

X – Prática

XX – Prática com feedback

Conceitos e Ferramentas de Administração

Resgatar conceitos e métodos da teoria de marketing para utilização na disciplina

XX

X

Tomada de Decisão

Selecionar as opções mais adequadas para obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir da seleção dos métodos de pesquisa e coleta de dados.

X

X

Solução de Problemas*

Desenvolver habilidades de análise de problemas e a capacidade de traduzir um problema de gerenciamento de marketing em uma questão de pesquisa viável sobre o comportamento do consumidor.

XX

XX

Inovação

 

 

 

Pensamento Crítico

Julgar a propriedade do conhecimento produzido para a gestão dos mercados visados, a partir de critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia.

xx

x

Ética

Analisar de que forma os estudos de comportamento do consumidor podem afetar o bem-estar.

XX

 

Responsabilidade Socioambiental

Avaliar possíveis impactos socioambientais do uso dos conhecimentos produzidos na realidade brasileira

xx

xx

Trabalho em Equipe*

Criar um projeto aplicado de pesquisa de marketing para obter insights do consumidor que ajudem a empresa a resolver um problema gerencial de marketing.

XX

XX

Diversidade

 

 

 

Comunicação Oral*

Identificar a relevância da habilidade de comunicação nos negócios para apresentações a públicos diversos: clareza, precisão e concisão

x

x

Comunicação Escrita*

Identificar a relevância da comunicação escrita na produção de relatórios e outros documentos

x

x

Literacia da Informação*

Compreender termos técnicos utilizados na pesquisa de mercado e na análise do comportamento do consumidor.

XX

 

Sistemas de TI*

 

 

 


2.       Programa Resumido com os Principais Temas Abordados na Disciplina

Este curso se propõe a discutir, analisar e obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir do uso das principais técnicas de pesquisa de marketing. Ao final do curso o aluno estará capacitado para desenvolver uma pesquisa de marketing, obtendo e analisando dados sobre o comportamento do consumidor e gerando insights para oferecer sugestões para aprimorar ou criar ações estratégias e operacionais de marketing.


Programa

  1. Jornada do cliente e Comportamento do consumidor

               1.1.        Processo decisório do consumidor: reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação da satisfação, descarte.

               1.2.        Influências no processo decisório do consumidor: grupos e mídias sociais, características demográficas, renda, cultura e classe social.

               1.3.        Jornada do cliente em ambientes digitais

 

  1. Obtendo insights sobre o consumidor

               2.1.        Processo da pesquisa de marketing

               2.2.        Métodos de pesquisa

                           2.2.1.        Pesquisa qualitativa: entrevista em profundidade, grupo de foco, técnicas projetivas, observação, etnografia

                           2.2.2.        Pesquisa quantitativa: levantamento de campo, experimentos.

 

 

  1. Customer journey and consumer behavior

               1.1.        Consumer decision-making: need recognition, information search, evaluation of alternatives, purchase, consumption, satisfaction assessment, disposal.

               1.2.        Influences on consumer decision-making: groups and social media, demographic characteristics, income, culture and social class.

               1.3.        Customer journey in digital environments

  1. Obtaining customer insights

               2.1.        Marketing research process

               2.2.        Research methods

                           2.2.1.        Qualitative research: in-depth interview, focus group, projective techniques, observation, ethnography

                           2.2.2.        Quantitative research: field survey, experiments.


    3.        Estratégias de Ensino

  1. Aulas expositivas, com usos de recursos áudio visuais
  2. Leituras e discussões: estudos de caso, artigos e outros materiais bibliográficos
  3. Análise das estratégias de marketing de serviços das organizações
  4. Elaboração de projeto de pesquisa para obter insights do consumidor para tomada de decisão gerencial

 

  1. Lectures, with the use of audio-visual resources
  2. Readings and discussions: case studies, articles and other bibliographic materials
  3. Analysis of service marketing strategies of organizations
  4. Development of a research project for obtaining customers insights for marketing managerial decision-making

 

4.  Avaliação

O aluno será avaliado na disciplina da forma seguinte

●      Participação em aula: 10% da nota.

●      Prova intermediária: 25% da nota.

●      Prova unificada: 35% da nota.

●      Trabalho semestral: 30% da nota.

 

●      Class participation: 10% of the grade.

●      Intermediate exam: 25% of the grade.

●      Unified exam: 35% of the grade.

●      Semester work: 30% of the grade.

 

 

Critério

O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.

 

Norma de Recuperação

O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.

 

 

Bibliografia

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