Disciplina :INSIGHTS DO CONSUMIDOR
Código |
EAD747 |
Título |
Insights do Consumidor |
Título em inglês |
Consumer Insights |
Número de créditos aula |
2 |
Número de créditos trabalho |
0 |
Pré-requisito |
NA |
Idioma(s) de oferecimento |
( X ) Português ( X ) Inglês |
Formato(s) de oferecimento* |
( X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Online |
* Formatos de oferecimento:
● Presencial: disciplina com aulas presenciais na FEA. Podem ser utilizados mediados por tecnologia (aulas síncronas e assíncronas) em até 20% da carga horária da disciplina (por exemplo: considerando 16 aulas no semestre, no máximo 3 aulas podem ser mediadas por uso de tecnologia).
Docente(s) Responsável(eis)
Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
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1. Objetivos da Disciplina
Perfil do Egresso do Curso de Administração |
Objetivos de Aprendizagem da Disciplina Ao final da disciplina, espera-se que o estudante seja capaz de: |
Profundidade X - Introdução XX - Aprofundamento |
Prática X – Prática XX – Prática com feedback |
Conceitos e Ferramentas de Administração |
Resgatar conceitos e métodos da teoria de marketing para utilização na disciplina |
XX |
X |
Tomada de Decisão |
Selecionar as opções mais adequadas para obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir da seleção dos métodos de pesquisa e coleta de dados. |
X |
X |
Solução de Problemas* |
Desenvolver habilidades de análise de problemas e a capacidade de traduzir um problema de gerenciamento de marketing em uma questão de pesquisa viável sobre o comportamento do consumidor. |
XX |
XX |
Inovação |
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Pensamento Crítico |
Julgar a propriedade do conhecimento produzido para a gestão dos mercados visados, a partir de critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia. |
xx |
x |
Ética |
Analisar de que forma os estudos de comportamento do consumidor podem afetar o bem-estar. |
XX |
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Responsabilidade Socioambiental |
Avaliar possíveis impactos socioambientais do uso dos conhecimentos produzidos na realidade brasileira |
xx |
xx |
Trabalho em Equipe* |
Criar um projeto aplicado de pesquisa de marketing para obter insights do consumidor que ajudem a empresa a resolver um problema gerencial de marketing. |
XX |
XX |
Diversidade |
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Comunicação Oral* |
Identificar a relevância da habilidade de comunicação nos negócios para apresentações a públicos diversos: clareza, precisão e concisão |
x |
x |
Comunicação Escrita* |
Identificar a relevância da comunicação escrita na produção de relatórios e outros documentos |
x |
x |
Literacia da Informação* |
Compreender termos técnicos utilizados na pesquisa de mercado e na análise do comportamento do consumidor. |
XX |
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Sistemas de TI* |
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2. Programa Resumido com os Principais Temas Abordados na Disciplina
Este curso se propõe a discutir, analisar e obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir do uso das principais técnicas de pesquisa de marketing. Ao final do curso o aluno estará capacitado para desenvolver uma pesquisa de marketing, obtendo e analisando dados sobre o comportamento do consumidor e gerando insights para oferecer sugestões para aprimorar ou criar ações estratégias e operacionais de marketing. |
Programa
1.1. Processo decisório do consumidor: reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação da satisfação, descarte. 1.2. Influências no processo decisório do consumidor: grupos e mídias sociais, características demográficas, renda, cultura e classe social. 1.3. Jornada do cliente em ambientes digitais
2.1. Processo da pesquisa de marketing 2.2. Métodos de pesquisa 2.2.1. Pesquisa qualitativa: entrevista em profundidade, grupo de foco, técnicas projetivas, observação, etnografia 2.2.2. Pesquisa quantitativa: levantamento de campo, experimentos.
1.1. Consumer decision-making: need recognition, information search, evaluation of alternatives, purchase, consumption, satisfaction assessment, disposal. 1.2. Influences on consumer decision-making: groups and social media, demographic characteristics, income, culture and social class. 1.3. Customer journey in digital environments
2.1. Marketing research process 2.2. Research methods 2.2.1. Qualitative research: in-depth interview, focus group, projective techniques, observation, ethnography 2.2.2. Quantitative research: field survey, experiments. |
3. Estratégias de Ensino
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4. Avaliação
O aluno será avaliado na
disciplina da forma seguinte
● Participação em aula: 10% da nota. ● Prova intermediária: 25% da nota. ● Prova unificada: 35% da nota. ● Trabalho semestral: 30% da nota.
● Class participation: 10% of the grade. ● Intermediate exam: 25% of the grade. ● Unified exam: 35% of the grade. ● Semester work: 30% of the grade. |
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
Bibliografia
Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de Marketing-: uma orientação aplicada. Bookman Editora. Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora. Schiffman, L. G., Wisenblit, J., & Kumar, S. R. (2019). Consumer Behavior. Pearson. Tueanrat, Y., Papagiannidis, S., & Alamanos, E. (2021). A conceptual framework of the antecedents of customer journey satisfaction in omnichannel retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, 61, 102550. Torkzadeh, S., Zolfagharian, M., & Iyer, P. (2021). Customer value co-creation behaviors and service outcomes: insights from a transformative service. Journal of Strategic Marketing, 29(8), 635-657. Barari, M., Ross, M., Thaichon, S., & Surachartkumtonkun, J. (2021). A meta‐analysis of customer engagement behaviour. International Journal of Consumer Studies, 45(4), 457-477. Tueanrat, Y., Papagiannidis, S., & Alamanos, E. (2021). Going on a journey: A review of the customer journey literature. Journal of Business Research, 125, 336-353. Neslin, S. A. (2022). The omnichannel continuum: Integrating online and offline channels along the customer journey. Journal of Retailing, 98(1), 111-132. Fischer, E., & Guzel, G. T. (2022). The case for qualitative research. Journal of Consumer Psychology. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons. Bradburn, N. M., Sudman, S., & Wansink, B. (2004). Asking questions: the definitive guide to questionnaire design--for market research, political polls, and social and health questionnaires. John Wiley & Sons. Shavitt, S., & Barnes, A. J. (2020). Culture and the Consumer Journey. Journal of Retailing, 96(1), 40-54. Srinivasan, S., Rutz, O. J., & Pauwels, K. (2016). Paths to and off purchase: quantifying the impact of traditional marketing and online consumer activity. Journal of the Academy of Marketing Science, 44(4), 440-453. Wedel, M., & Kannan, P. K. (2016). Marketing analytics for data-rich environments. Journal of Marketing, 80(6), 97-121. Ryan, D. (2016). Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. Kogan Page Publishers. Kingsnorth, S. (2019). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers. |
- Docente: Celso Claudio de Hildebrand e Grisi