Geral:: Entender aspectos básicos de bioestrationomia, fossildiagênese e paleoicnologia. Estudar a evolução dos diferentes grupos biológicos ao longo do tempo geológico, com ênfase para aqueles com importante registro fossilífero, no intuito de se compreender os processos que levaram à estruturação da biodiversidade atual do planeta. Específico: Compreender as diferenças básicas entre o estudo dos fósseis e o de grupos recentes, atentando para as peculiaridades do primeiro no que tange aos processos bioestrationômicos e diagenéticos. Estudar as características morfológicas dos principais táxons fósseis em seu contexto filogenético. Conhecer a distribuição estratigráfica das diferentes linhagens biológicas, avaliando seus pulsos de diversificação ao longo do tempo bem como as possíveis causas destas. Traçar a história evolutiva destas linhagens com base em informações de filogenia, geologia, histórica e processos evolutivos. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas práticas sobre as biotas pré-cambrianas, Paleoicnologia, Paleobotânica, Micropaleontologia, Cnidários e briozoários fosseis, Moluscos fósseis, Artrópodes fósseis, Equinodermos fósseis, “Peixes” fósseis, Origem dos tetrápodos, Anatomia de Mesosauria, Homem fóssil. Também é realizado atividade de campo, com duração de 3 dias para as regiões de Ponta Grossa e Vila (PR), afim de prospectar e coletar fósseis oriundos da sequência sedimentar Devoniano, Carbonífero e Permiano da Bacia do Paraná.