Geral
A disciplina tem por objetivo articular saberes pedagógicos e saberes da área específica de química de maneira a garantir a qualidade da formação inicial e garantir que o aluno esteja preparado para ensinar o que aprendeu no decorrer do curso. A aprendizagem baseada na resolução de problemas, PBL (do inglês, problem-based learning) é conhecida por estimular e motivar os alunos e incentivar uma aprendizagem tanto independente quanto colaborativa. O estudante deixa de ser um elemento passivo e passa a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. Com isso, espera-se que os alunos adquiram habilidades para reflexão, preparação e desenvolvimento de recursos didáticos relativos à sua prática docente, bem como a avaliação da qualidade de materiais didáticos disponíveis no mercado, garantindo aos estudantes uma formação técnica, prática e metodológica consistente.
Específico
Incentivar atividades que promovam a independência e autonomia dos alunos no desenvolvimento de experimentos didáticos, mediação de conhecimento em sala de aula (exercício da docência) e contextualização dos conteúdos específicos.
- Docente: Ricardo Vessecchi Lourenco
- Docente: Rogeria Rocha Goncalves