Geral: - Caracterizar e diferenciar os diversos saberes (as diversas correntes filosóficas e científicas) que, ao longo do tempo, deram origem a conceitos, termos e prática referentes à área psicológica e que em parte ainda são utilizados pela psicologia contemporânea; - Compreender o processo histórico que levou à constituição e institucionalização da psicologia científica e os principais conceitos propostos pelas diferentes perspectivas psicológicas; - Capacidade de reconhecer as inserções dos conceitos psicológicos utilizados pela ciência contemporânea em seus universos contextos socioculturais de origem; - Adquirir o senso da temporalidade: a compreensão de que o conhecimento e a atuação decorrente sempre se inserem num dado contexto espaço temporal; - Adquirir a habilidade de reconhecer e ter consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientifica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como de discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea). Específico: - Reconhecer os diferentes eixos estruturantes dos saberes psicológicos em diferentes gêneros de conhecimento, ao longo do tempo; - Analisar a construção do projeto de psicologia científica no âmbito das filosofias da Idade Moderna e as influências do nascimento da ciência moderna; - Analisar as origens da psicologia científica e a diversidade de cada proposta elaborada ao longo dos séculos XIX e XX, em termos de definição de objetos e de métodos, a luz do clima cultural e científico da época e dos paradigmas epistemológicos vigentes.