Programa

Objetivos:

Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de discutir a importância da psicometria aplicada aos estudos organizacionais, sobretudo numa lógica de desenvolvimento de pesquisas empíricas na área da psicologia organizacional e do trabalho (POT) apoiados quer na Teoria Clássica dos Testes (Nunnally & Bernstein, 1994) quer na Teoria de Resposta ao Item (Embretson & Reise, 2000). Pretender-se-á também que os alunos desenvolvam competências para a elaboração (Boateng et al., 2018; Carpenter, 2018; DeVellis, 2017), adaptação (Brown, 2015) e verificação de evidências de validade de instrumentos psicométricos (Brennan, 2006) utilizando as últimas linhas orientadoras da International Test Commission (2018), dos Standards da APA, AERA e NCME (2014), e dos Principles for the Validation and Use of Personnel Selection Procedures da Society for Industrial and Organizational Psychology (2018). Estes passos serão suportados através do uso de software adequado (Dima, 2018; Mair, 2018; Marôco, 2021a; Merkle & Rosseel, 2018).

A disciplina será dividida em 3 unidades, a saber:

Unidade 1: Psicometria
Objetivos específicos:
  • Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas à psicometria;
  • Diferenciar as diferentes correntes na psicometria;
  • Discutir as diferentes fontes de evidências de validade segundo os Standards for Educational and Psychological Testing (2014).
Unidade 2: Elaboração e/ou adaptação de instrumentos psicométricos
Objetivos específicos:
  • Descrever as etapas e critérios da elaboração de um novo instrumento psicométrico (Boateng et al., 2018; Carpenter, 2018; DeVellis, 2017);
  • Descrever as etapas e critérios da adaptação de um instrumento psicométrico já existente (Heggestad et al., 2019; Leong et al., 2016);
  • Discutir as normas orientadoras da International Test Commission (2018).
Unidade 3: Avaliação das evidências de validade de instrumentos psicométricos
Objetivos específicos:
  • Discutir as características e formas de obtenção das diferentes fontes de evidências de validade:
  1. Baseadas no conteúdo (Sireci & Faulkner-Bond, 2014);
  2. Baseadas na estrutura interna (Rios & Wells, 2014);
  3. Baseadas na relação com outras variáveis (Oren et al., 2014);
  4. Baseadas no processo de resposta (Padilla & Benítez, 2014); e,
  5. Baseadas nas consequências do uso dos testes (Lane, 2014).
  • Realizar uma análise fatorial exploratória (Marôco, 2021b)e confirmatória (Marôco, 2021a), e respetiva discussão das semelhanças e diferenças.