Tendo em vista que, em sua maioria, os Programas de Pós-Graduação tem seu foco na formação de pesquisadores, esta disciplina objetiva: introduzir conteúdos que tragam subsídios teórico-práticos voltados às diferentes dimensões do exercício da docência no ensino superior; inserir os alunos de pós-graduação em atividades didáticas da graduação; oferecer elementos para uma melhor compreensão não apenas do processo de formação do arquiteto e urbanista, mas também da prática docente, situada essa formação no contexto atual do ensino superior no Brasil e em desdobramentos pedagógicos decorrentes do momento pós-pandêmico. Para tanto, propõe a reflexão sobre e práticas, estratégias e desafios de ensino, considerando aspectos de sua complexidade. Nesse enquadramento, aborda processos de ensino-aprendizagem e possibilidades de renovação pedagógica, levando em conta questões nucleares da docência, contribuições e desafios das mídias digitais e a formação superior no mundo pós-pandêmico. Objetiva-se assim, permitir aos pós-graduandos melhor compreender transformações pelas quais passou a universidade pública brasileira nas últimas décadas e modos pelos quais docentes constroem a sua prática, mobilizando estratégias para a construção de relações significativas com os alunos e os processos formativos de diferentes abordagens de ensino-aprendizagem.