Cirurgia

Auxiliar os alunos a identificarem e reconhecerem as estruturas corpóreas, adquirindo as noções fundamentais abrangendo os sistemas: Digestório, Respiratório, Urinário e Genital (masculino e feminino) e endócrino, bem como os diferentes métodos de sua abordagem. Ainda fornecer elementos básicos na preparação para a prática médico-veterinária, facilitando a formação de alunos pensantes e capazes de compreenderem e agirem conforme os princípios profissionais éticos, através de conceitos, descrição de estruturas, forma e função dos elementos. Destacar a necessidade destes conhecimentos de Anatomia Sistêmica às disciplinas profissionalizantes do Curso de Medicina Veterinária, como à Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Anatomia Patológica, Tecnologia e Inspeção dos Produtos de Origem Animal.

A disciplina visa estudar os principais problemas que acometem o paciente no período pós-operatório dando ênfase à fisiopatologia e terapêutica das alterações.

Apresentar a organização microscópica dos órgãos do ponto de vista funcional, ressaltando sua importância na clínica, cirurgia e patologia, de modo a oferecer uma visão aplicada da histologia para os estudantes de medicina veterinária. Proporcionar aos alunos uma aplicação prática dos conceitos de biologia molecular no diagnóstico veterinário, assim como na área da pesquisa básica. Apresentar as ferramentas básicas e avançadas de microscopia e biologia molecular, que poderão auxiliar os estudantes no diagnóstico clínico-cirúgico em Medicina Veterinária e na pesquisa científica.