Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Oferecer meios teóricos e metodológicos de modo que seja possívela ao bacharelando: 1. Elaborar e executar um projeto de pesquisa-piloto, culminando em trabalho escrito consistente. 2. Cumprir um ciclo completo de Iniciação Científica que possa amadurecê-lo para ingresso em áreas eletivas de pós-graduação. 3. Consquistar habilidades especiais de pesquisa, condizentes com seu interesse por determinados assuntos e abordagens de Psicologia.

No segundo semestre de 2022, reúne alunas de tutoria e alunas/os de PUB pesquisa do projeto "Uberização do trabalho e subjetividade: aspectos psicossociais da precarização no contexto neoliberal", coordenado por Fábio de Oliveira. 
• Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva. • Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar. • Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas. • Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
O objetivo central desta disciplina é oferecer aos alunos um contato sistemático com as teorias desenvolvidas pelas principais correntes da Psicologia, por meio dos eixos epistemológicos e socioculturais nos quais se organizam. A característica da Psicologia como um espaço de dispersão e sua constante esperança de reunificação será enfocada a partir do lugar da Psicologia no plano da ética e de seu lugar entre as diferentes ciências.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças; b) apontar focos de tensão e conflito na articulação entre indivíduo e sociedade; c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos; d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
Dar ao aluno a possibilidade de avaliar sua responsabilidade como profissional.