Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas
O objetivo da disciplina é orientar os alunos na busca ativa de conhecimentos básicos de Toxicologia, favorecendo a consolidação de conhecimentos prévios na área.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
Ao final da disciplina, o pós-graduando deverá ser capaz de: • Conhecer as especificidades do trabalho pedagógico; • Articular os conhecimentos sobre pedagogia e didática com o conteúdo específico para aplicação no Ensino Superior; • Planejar uma disciplina de graduação na área de Farmácia e afins, baseado nas diretrizes curriculares nacionais e nas concepções educacionais previstas no projeto pedagógico.
Discutir e problematizar com os alunos os conhecimentos e conceitos fundamentais de gerenciamento da qualidade que permitam o estabelecimento de um programa de gerenciamento da qualidade de laboratórios de análises clínicas, objetivando a implementação nos laboratórios de um programa da qualidade nesta área específica.
O objetivo deste curso é capacitar os alunos de pós-graduação em Toxicologia no conhecimento e entendimento das diferentes abordagens utilizadas na avaliação e monitoramento da qualidade ambiental frente à presença de substâncias tóxicas e/ou mutagênicas nos diversos compartimentos ambientais, visando à proteção do ecossistema e à saúde humana.
Debater de forma crítica os projetos de pesquisa de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto propostos nas diversas subáreas, buscando aprimoramento dos mesmos. Permitir aos alunos experiências na ministração de seminários, com vistas à sua introdução à docência. Fomentar a discussão de temas diversos compreendidos pela área de Biociências e Biotecnologia na Farmácia. Tem-se em vista, portanto dois objetivos integrados: 1) proporcionar formação dirigida avançada em Biociências e Biotecnologia, por meio da análise e discussão de textos clássicos e contemporâneos; e 2) proporcionar oportunidades complementares de orientação e pesquisa aos alunos em temas teórico-metodológicos, criando um ambiente de interação, diálogo, discussão e troca de experiências intelectuais, como um apoio para a condução de seus trabalhos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
Debater de forma crítica os projetos de pesquisa de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto propostos nas diversas subáreas, buscando aprimoramento dos mesmos. Permitir aos alunos experiências na ministração de seminários, com vistas à sua introdução à docência. Fomentar a discussão de temas diversos compreendidos pela área de Biociências e Biotecnologia na Farmácia. Tem-se em vista, portanto dois objetivos integrados: 1) proporcionar formação dirigida avançada em Biociências e Biotecnologia, por meio da análise e discussão de textos clássicos e contemporâneos; e 2) proporcionar oportunidades complementares de orientação e pesquisa aos alunos em temas teórico-metodológicos, criando um ambiente de interação, diálogo, discussão e troca de experiências intelectuais, como um apoio para a condução de seus trabalhos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
Estudo teórico dos mecanismos responsáveis pela indução de Toxicologia Genética (mutagênese, genotoxicidade, toxicogenômica, carcinogênese e epigenética), suas origens, consequências e estratégias de prevenção. Apresentação e discussão dos principais sistemas testes in vivo e in vitro de análise de genotoxicidade/mutagenicidade recomendados pelas agências reguladoras nacionais e internacionais. Conhecer as estratégias de monitorização de danos no DNA em populações expostas.
Dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinado a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade didática de graduação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Colocar os alunos de pós-graduação em contato com as atividades da prática docente no que se refere às características da docência no ensino superior, problematizar aspectos das práticas da educação superior em nível de graduação, proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre os métodos de ensino, discussões de currículos e as diferentes abordagens ao processo de ensino-aprendizagem na universidade. Debater sobre planejamento de cursos e, finalmente, procurar traçar um cenário revelando a complexidade que encerra a educação superior.