Estomatologia
Objetivos gerais O aluno deverá reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. Objetivos específicos O aluno deverá ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.

Produção dos raios X, o uso desta radiação em odontologia, técnicas e o processamento das imagens intraorais, normas de proteção ao paciente, profissional e de sua equipe baseados na legislação brasileira.

Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos odontogênicos.

A Estomatologia no currículo odontológico – Aspectos históricos e evolução. Exame clínico – Anamnese, história médica, exame físico e sinais vitais. Exames complementares. Lesões fundamentais da mucosa bucal – linguagem semiológica. Exame físico da Articulação Temporomandibular. Exame físico das glândulas salivares. Exame físico dos linfonodos.

Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos ósseos, da mucosa bucal e glândulas salivares.
Capacitar o aluno a reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. Objetivos específicos Possibilitar o aluno a ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.
Propiciar ao graduando em odontologia o conhecimento das alterações patológicas gerais, com ênfase nas agressões celulares letais e subletais, nos processos inflamatórios e imunopatológicos, nos distúrbios do crescimento celular, nos processos neoplásicos e nos processos hemodinâmicos.