Fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios de patologia de modo a capacitar o aluno a reconhecer as principais doenças associadas aos artrópodes, com ênfase em insetos, ácaros e carrapatos. Apresentar conhecimentos básicos e aplicados sobre os principais grupos de entomopatógenos, a importância destes no controle e na criação de insetos e ácaros. Apresentar uma abordagem multi-disciplinar sobre as diferentes interações não-patogênicas entre microrganismos e artrópodes do ponto de vista evolucionário. Entender os principais aspectos da biologia, especificidade e epizootiologia dos principais agentes de controle microbiano de pragas. Estudar as estratégias de uso de entomopatógenos e os possíveis riscos destas formas de manejo de pragas. Conhecer os métodos de produção, tipos de formulação e técnicas de aplicação de produtos microbianos em campo.
Capacitar estudantes de pós-graduação, particularmente entomologistas e fitopatologistas, para pesquisa e ensino na área de transmissão de agentes fitopatogênicos por artrópodes. Ensinar fundamentos e técnicas experimentais para estudos de transmissão, e fornecer subsídios para o manejo racional de doenças de plantas associadas a insetos vetores.
Fornecer conceitos básicos em manejo integrado de pragas (MIP), proporcionar conhecimento e discutir sobre as principais táticas e estratégias de controle dentro da perspectiva de integração, para desenvolver e adotar o MIP nos cultivos agrícolas, de modo a evitar danos econômicos, efeitos negativos da aplicação de agroquímicos e contaminação do aplicador, ambiente e alimento, respeitando o meio ambiente.