Biodinâmica do Mov Corpo Humano
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O objetivo da disciplina será oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre o efeito do treinamento físico no sistema cardiovascular. Além disso, a proposta da disciplina é a de oferecer aos alunos, aulas teórico-práticas que lhes proporcionem um conhecimento mais aprofundado no tema.

Dar conhecimento aos alunos dos processos bioquímicos nos sistemas biológicos envolvidos no exercício físico agudo e crônico.

Ao final do Curso, o aluno deverá: a. conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano. b. conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa. c. conhecer os prováveis efeitos da atividade física sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Estudar a utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Preparar o profissional da área de atividade motora para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais com pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.

Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de analisar casos clínicos, a) Identificando as doenças e fatores de risco cardiovascular presentes, conhecendo suas características fisiopatológicas, sua prevalência, seu diagnóstico e prognóstico; b) Ponderando criticamente os riscos e benefícios do exercício físico aeróbico e resistido, em função das características deste exercício, como intensidade, duração, etc; c) Elaborando uma prescrição individualizada de exercícios físicos para a prevenção e reabilitação cardiovascular; incluindo a triagem, avaliação, prescrição e execução do programa proposto, ponderando os riscos e benefícios de cada conduta prescrita.
Fazer com que os alunos tenham condições de prestar os primeiros socorros ao acidentado, visto que, na prática de atividades físicas, o futuro professor enfrentará situações onde deverá socorrer seu semelhante, seja criança, adulto ou idoso. Conhecer a técnica de transporte e de imobilização do acidentado e evitar principalmente aquilo que não deve ser feito, ou que venha prejudicar as condições de saúde da vítima.

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