Desenvolver no aluno uma visão crítica dos fundamentos da geometria euclideana, enfocando nos axiomas e apresentando diversos modelos de geometrias para criar uma apreciação da importância dos diversos conceitos introduzidos.
Promover a discussão sobre a natureza de projetos voltados ao desenvolvimento de uma dissertação do MPEM/IME-USP, como devem ser estruturados, seus objetivos e como formular questões de pesquisa. Promover experiências com pesquisa de fontes bibliográficas, seja em acervos físicos (bibliotecas) ou na internet, voltadas à discussão das diferentes metodologias de pesquisa em Ensino de Matemática– em particular elementos de teoria e prática de pesquisa qualitativa do tipo experimento de ensino, estudo de caso, pesquisa de levantamento, design research, análise de dados quantitativos, dentre outros. Aprimorar as habilidades de leitura, de avaliação crítica de textos acadêmicos da área ede elaboração de relato escrito e oral. Desenvolver a habilidade de redigir textos em formato acadêmico visando a preparar o estudante para redação de sua dissertação de mestrado.
Discutir dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes à Educação Básica. Discutir documentos e programas oficiais para o Ensino Fundamental e Médio tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático e suas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática.
Desenvolver competências para utilização e análise crítica de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar fundamentos teóricos – relativos aos aspectos cognitivos, epistemológicos e didáticos – de propostas de integração de recursos digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar processos de construção de conhecimento matemático mediados pelas tecnologias digitais. Estudar processos de gênese instrumental em situações que integram recursos digitais, tanto do ponto de vista das práticas matemáticas de alunos quanto das práticas didáticas de professores. Analisar e/ou conceber cenários de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais visando subsidiar as práticas docentes de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior.
Possibilitar ao aluno graduado, professor de Matemática de diferentes níveis, um estudo mais profundo e crítico de conceitos fundamentais sobre números reais, funções e aproximação de funções, enfatizando aspectos históricos. Em particular, problematizar a representação decimal dos números reais e salientar as diversas definições matemáticas dos números π e e.