O objetivo principal da disciplina é o de analisar o significado da interdisciplinaridade na produção de conhecimento novo com foco na América Latina, tendo como fundamento o uso de metodologias de estudos comparados. São objetivos específicos: 1) Discutir os fundamentos da noção de interdisciplinaridade; 2) Diferenciar as abordagens de olhares interdisciplinares nas ciências humanas e sociais; 3) Debater usos possíveis de metodologias qualitativas e quantitativas em pesquisas das ciências humanas e sociais; 4) Analisar as potencialidades de estudos comparados na leitura de processos e dinâmicas na América Latina; 5) Caracterizar metodologias qualitativas, quantitativas e comparadas em estudos latino-americanos.
Contribuir para uma reflexão conceitual sobre o panorama sócio-cultural e o jornalismo praticado na contemporaneidade com vistas a constituir um campo teórico que problematize as singularidades do jornalismo contemporâneo na sua interface com o panorama das assimetrias étnico-raciais. Específicos 1 – Discutir os conceitos de opinião pública e formação de opinião; 2 – Refletir sobre o jornalismo como atividade típica da modernidade burguesa 3 – Refletir sobre a economia política do jornalismo, a monopolização e a articulação com os poderes constituídos. 4 – Refletir sobre o conceito de interesse público e as possibilidades de constituição de uma ética jornalística; 5- Refletir sobre a constituição das assimetrias étnico-raciais como estruturantes das sociedades capitalistas latino-americanas.
1. A disciplina IAL 5776-2 tem dois objetivos, a saber: • Introduzir conhecimentos básicos para as três linhas de pesquisa do PROLAM/USP, de tal forma a criar um denominador comum e interdisciplinar epistemológico a respeito de diferentes dimensões do processo de integração latino-americano, com abordagens distintas. • Adquirir conhecimento sobre a metodologia do trabalho científico produzindo um artigo de acordo com o padrão reconhecido pelo Área Interdisciplinar de Humanas da CAPES, que segue as recomendações Scielo, ou seja, padrão de revista situado no estrato superior da classificação Qualis/Capes de nível igual ou superior a B1. Esta classificação é conhecida no meio acadêmico, e pode ser consultada na Internet por meio das páginas do Qualis/CAPES e do Scielo. 2. Metodologia da Disciplina – Alcance dos Objetivos:  Busca-se o primeiro objetivo por meio de três módulos interdisciplinares com conteúdo em cada linha de pesquisa: Sociedade, Economia e Estado; Práticas Políticas e Relações Internacionais; e Comunicação e Cultura.  Cada Módulo é ministrado por um professor sênior, com atuação docente de universidades internacionais reconhecidas entre as melhores de cada área na latinoamérica. Cada módulo trata do estado da arte do tema selecionado, epistemologias e metodologias. Ao final de cada módulo, cada professor realiza uma avaliação própria, e atribui uma nota a cada aluno participante.  O segundo objetivo é alcançado por meio de módulo com conteúdo sobre metodologia do trabalho científico e formalização da produção de várias modalidades de documentos (resenha, ensaio, narrativa, artigo, entre outros), com foco prioritário na produção de artigo de padrão no mínimo B1 da classificação Qualis/Capes. Também são examinadas as formas mais eficazes para obter publicações em revistas internacionais, seguindo para tal fim, não apenas, mas basicamente, as orientações do Workshop de Capacitação em Escrita Científica da Universidade Federalde São Carlos, com organização da Pró-Reitoria de Pesquisa - USP.  Este módulo é exclusivo do coordenador que depois de ministrar o conteúdo básico trabalha com os alunos individualmente ou em pequenos grupos de tal forma a ajustar os documentos produzidos para fins de atingir este segundo objetivo.
O objetivo geral da disciplina é o de compreender o movimento em busca da integração latino-americana. Como objetivos específicos, pretendemos: a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à integração regional; b) Discutir a evolução histórica e o estado atual da integração da América Latina; c) Analisar criticamente a influência de correntes internacionais que caracterizam os estudos latino-americanos e ressaltar a contribuição de intelectuais latino-americanos no debate da integração regional; d) Analisar os sentidos e as direções dos processos de integração regional face ao estágio atual da globalização; e) Discutir estratégias de integração não hegemônicas e sensíveis aos contextos plurais da América Latina.