Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento;
Compreender os avanços e limites do conhecimento científico;
Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um tipo de conhecimento interdisciplinar
Identificar, compreender e discernir as diferentes metodologias que promovem e moldam o desenvolvimento das ciências;
Fornecer subsídios teóricos/metodológicos para a produção do conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PROCAM;
Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos projetos de pesquisa
- Docente: Cristina Adams
- Docente: Jeferson Brás de Lima
- Docente: Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli
- Docente: Pedro Roberto Jacobi
- Docente: Silvia Sayuri Mandai
a. Apresentar a problemática dos resíduos sólidos urbanos numa abordagem de processo, ou de ciclo, evidenciando os vínculos e condicionantes entre sua geração, manejo e remoção final e o meio social e físico (ambiental), estruturando a discussão em três pilares, que alicerçam a existência do lixo a produção (sistema produtivo, políticas, design, arranjos e outros), o consumo (aspectos individuais e coletivos, necessidades, prevenção e outros), o descarte (manejo, tratamento, destinação entre outros), reforçando, intensivamente, a perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar demandada pelo assunto.
b. Introduzir três grandes esferas temáticas a partir das quais se desdobram a produção científico-acadêmica e as ações concretas voltadas para os resíduos sólidos urbanos: a gestão (institucional, econômica, tecnológica, ambiental), a política setorial (histórico, contexto, resultados) e os impactos socioambientais (socioeconomia, saúde, planejamento urbano, uso da terra, mudança climática, energia, água e outros).
c. Induzir a prática do debate sobre temas mais controversos e recentes referentes aos resíduos sólidos urbanos, a partir de leituras indicadas, enfatizando a produção bibliográfica interna (USP) e externa (artigos), com vistas à apresentação das fronteiras da pesquisa e à provocação da reflexão para além do repertório didático mais convencional que trata do assunto.
Professor Colaborador: Luciana Aparecida Iotti Ziglio
b. Introduzir três grandes esferas temáticas a partir das quais se desdobram a produção científico-acadêmica e as ações concretas voltadas para os resíduos sólidos urbanos: a gestão (institucional, econômica, tecnológica, ambiental), a política setorial (histórico, contexto, resultados) e os impactos socioambientais (socioeconomia, saúde, planejamento urbano, uso da terra, mudança climática, energia, água e outros).
c. Induzir a prática do debate sobre temas mais controversos e recentes referentes aos resíduos sólidos urbanos, a partir de leituras indicadas, enfatizando a produção bibliográfica interna (USP) e externa (artigos), com vistas à apresentação das fronteiras da pesquisa e à provocação da reflexão para além do repertório didático mais convencional que trata do assunto.
Professor Colaborador: Luciana Aparecida Iotti Ziglio
- Docente: Luciana Aparecida Iotti Ziglio
- Docente: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
O objetivo da disciplina é proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre história, impactos ambientais e recursos naturais, oferecendo uma oportunidade de relacionar e construir um aprendizado a partir de séculos de história do meio ambiente, principalmente no Brasil, no que diz respeito à modelagem da natureza e de seus recursos com o passar do tempo.
- Docente: Evandro Mateus Moretto
OBJETIVOS:
Prover aos alunos do Programa em Ciência Ambiental e pesquisadores da área
ambiental:
- elementos para o correto uso de imagens de sensoriamento remoto e correspondente
classificação digital nessas imagens;
- conhecimentos de como interpretar imagens de sensoriamento e os resultados das
classificações digitais para o reconhecimento, mapeamento e monirotamento da
ocupação dos solos/ das terras e gerenciamento dos recursos naturais;
- conhecimentos de como usar a classe de cobertura da terra como um substituto para
outras informações de interesse (ou seja, atribuir informações / características relevantes
a uma classe de cobertura da terra).
- uma introdução sobre o estado da arte sobre técnicas e tecnologias de aquisição e
processamento de imagens de sensoriamento remoto, incluindo VANTs (drones/UAVs) e
bases de dados abertas.
Ao final da disciplina os alunos deverão estar habilitados a:
1. entender os vários sistemas sensores e plataformas para a aquisição de dados de
sensoriamento remoto e seus respectivos potenciais e limitações em aplicações
ambientais;
2. planejar possíveis trabalhos de campo e outros procedimentos para validar os
dados e resultados gerados a partir do sensoriamento remoto;
3. utilizar e entender conceitualmente softwares de processamento e análise de
imagens de sensoriamento remoto por meio de aulas práticas de laboratório;
4. interpretar, sintetizar e aplicar conhecimentos para produzir novas pesquisas
aplicadas em uma área temática (por ex.: vegetação/ uso do solo, área urbana,
etc.);
5. formalizar os resultados obtidos na forma de um artigo científico/acadêmico.
- Docente: Carlos Henrique Grohmann de Carvalho
- Docente: José Alberto Quintanilha