• Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento; • Compreender os avanços e limites do conhecimento científico; • Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um tipo de conhecimento interdisciplinar • Identificar, compreender e discernir as diferentes metodologias que promovem e moldam o desenvolvimento das ciências; • Fornecer subsídios teóricos/metodológicos para a produção do conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PROCAM; • Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos projetos de pesquisa
a. Apresentar a problemática dos resíduos sólidos urbanos numa abordagem de “processo”, ou de “ciclo”, evidenciando os vínculos e condicionantes entre sua geração, manejo e remoção final e o meio social e físico (ambiental), estruturando a discussão em três pilares, que alicerçam a existência do  lixo  a produção (sistema produtivo, políticas, design, arranjos e outros), o consumo (aspectos individuais e coletivos, necessidades, prevenção e outros), o descarte (manejo, tratamento, destinação entre outros), reforçando, intensivamente, a perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar demandada pelo assunto.
b. Introduzir três grandes esferas temáticas a partir das quais se desdobram a produção científico-acadêmica e as ações concretas voltadas para os resíduos sólidos urbanos: a gestão (institucional, econômica, tecnológica, ambiental), a política setorial (histórico, contexto, resultados) e os impactos socioambientais (socioeconomia, saúde, planejamento urbano, uso da terra, mudança climática, energia, água e outros).
c. Induzir a prática do debate sobre temas mais controversos e recentes referentes aos resíduos sólidos urbanos, a partir de leituras indicadas, enfatizando a produção bibliográfica interna (USP) e externa (artigos), com vistas à apresentação das fronteiras da pesquisa e à provocação da reflexão para além do repertório didático mais convencional que trata do assunto.
Professor Colaborador: Luciana Aparecida Iotti Ziglio

O objetivo da disciplina é proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre história, impactos ambientais e recursos naturais, oferecendo uma oportunidade de relacionar e construir um aprendizado a partir de séculos de história do meio ambiente, principalmente no Brasil, no que diz respeito à modelagem da natureza e de seus recursos com o passar do tempo.




OBJETIVOS: Prover aos alunos do Programa em Ciência Ambiental e pesquisadores da área ambiental: - elementos para o correto uso de imagens de sensoriamento remoto e correspondente classificação digital nessas imagens; - conhecimentos de como interpretar imagens de sensoriamento e os resultados das classificações digitais para o reconhecimento, mapeamento e monirotamento da ocupação dos solos/ das terras e gerenciamento dos recursos naturais; - conhecimentos de como usar a classe de cobertura da terra como um substituto para outras informações de interesse (ou seja, atribuir informações / características relevantes a uma classe de cobertura da terra). - uma introdução sobre o estado da arte sobre técnicas e tecnologias de aquisição e processamento de imagens de sensoriamento remoto, incluindo VANTs (drones/UAVs) e bases de dados abertas. Ao final da disciplina os alunos deverão estar habilitados a: 1. entender os vários sistemas sensores e plataformas para a aquisição de dados de sensoriamento remoto e seus respectivos potenciais e limitações em aplicações ambientais; 2. planejar possíveis trabalhos de campo e outros procedimentos para validar os dados e resultados gerados a partir do sensoriamento remoto; 3. utilizar e entender conceitualmente softwares de processamento e análise de imagens de sensoriamento remoto por meio de aulas práticas de laboratório; 4. interpretar, sintetizar e aplicar conhecimentos para produzir novas pesquisas aplicadas em uma área temática (por ex.: vegetação/ uso do solo, área urbana, etc.); 5. formalizar os resultados obtidos na forma de um artigo científico/acadêmico.