Apresentar e discutir o funcionamento dos ecossistemas recifais no contexto da oceanografia.
- Propiciar uma revisão dos métodos de manejo da pesca aplicados ao redor do mundo, e dos pontos de referência biológica para manejo de estoques pesqueiros. - Apresentar uma avaliação e incitar a reflexão sobre a interação entre aspectos sociais, biológicos, econômicos, e políticos do manejo pesqueiro, visando expor aos estudantes às várias perspectivas envolvidas na problemática da pesca. -Discutir técnicas e abordagens contemporâneas, como sistemas sócio-ecológicos, manejo da pesca baseado no ecossistema, sistemas de quotas de captura, manejo baseado na comunidade, medidas técnicas, áreas marinhas protegidas.
Apresentar as técnicas mais comumente utilizadas, bem como novas técnicas, através das quais é possível efetuar uma reconstituição da composição química dos oceanos no passado. Demonstrar como as variações na composição química dos sedimentos respondem às variações climáticas e oceanográficas. Documentar, através da análise de sedimentos marinhos de alta resolução, aspectos dos oceanos passados especificamente associados com alterações na química dos ambientes e também apresentar o desenvolvimento e aplicações de novas ferramentas geoquímicas.
Propiciar ao aluno uma visão dos processos químicos e as interações que envolvem os poluentes orgânicos no ambiente marinho.
1) Introdução aos estudos teóricos da Dinâmica de Fluidos Geofísicos, com ênfase para os fluidos oceânico e atmosférico; 2) Análise teórica de alguns movimentos da água no mar e do ar na atmosfera; 3) Aplicação de métodos da física-matemática para a resolução de problemas da Dinâmica de Fluidos Geofísicos.
1. Possibilitar a elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pós-graduação dos alunos matriculados e o intercâmbio de experiências entre eles; 2. Estimular o desenvolvimento de visão crítica dos alunos frente ao formato e aos conteúdos esperados para um projeto de pesquisa; 3. Discutir os procedimentos e os princípios que norteiam a elaboração e a avaliação de um projeto de pesquisa.