- Docente: Felipe Antonio de Lima Toledo
- Docente: Karen Badaraco Costa
- Docente: Luigi Jovane
Apresentar e discutir o funcionamento dos ecossistemas recifais no contexto da oceanografia.
- Docente: Tito Monteiro da Cruz Lotufo
- Propiciar uma revisão dos métodos de manejo da pesca aplicados ao redor do mundo, e dos pontos de referência biológica para manejo de estoques pesqueiros.
- Apresentar uma avaliação e incitar a reflexão sobre a interação entre aspectos sociais, biológicos, econômicos, e políticos do manejo pesqueiro, visando expor aos estudantes às várias perspectivas envolvidas na problemática da pesca.
-Discutir técnicas e abordagens contemporâneas, como sistemas sócio-ecológicos, manejo da pesca baseado no ecossistema, sistemas de quotas de captura, manejo baseado na comunidade, medidas técnicas, áreas marinhas protegidas.
- Docente: Maria de los Angeles Gasalla
Apresentar as técnicas mais comumente utilizadas, bem como novas técnicas, através das quais é possível efetuar uma reconstituição da composição química dos oceanos no passado. Demonstrar como as variações na composição química dos sedimentos respondem às variações climáticas e oceanográficas. Documentar, através da análise de sedimentos marinhos de alta resolução, aspectos dos oceanos passados especificamente associados com alterações na química dos ambientes e também apresentar o desenvolvimento e aplicações de novas ferramentas geoquímicas.
- Docente: Karen Badaraco Costa
Propiciar ao aluno uma visão dos processos químicos e as interações que envolvem os poluentes orgânicos no ambiente marinho.
- Docente: Rosalinda Carmela Montone
1) Introdução aos estudos teóricos da Dinâmica de Fluidos Geofísicos, com ênfase para os fluidos oceânico e atmosférico;
2) Análise teórica de alguns movimentos da água no mar e do ar na atmosfera;
3) Aplicação de métodos da física-matemática para a resolução de problemas da Dinâmica
de Fluidos Geofísicos.
- Docente: Belmiro Mendes de Castro Filho
- Docente: Marcelo Dottori
1. Possibilitar a elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pós-graduação dos alunos matriculados e o intercâmbio de experiências entre eles;
2. Estimular o desenvolvimento de visão crítica dos alunos frente ao formato e aos conteúdos esperados para um projeto de pesquisa;
3. Discutir os procedimentos e os princípios que norteiam a elaboração e a avaliação de um projeto de pesquisa.
- Docente: Alexander Turra
- Docente: Paulo Yukio Gomes Sumida