Apresentar as técnicas mais comumente utilizadas, bem como novas técnicas, através das quais é possível efetuar uma reconstituição da composição química dos oceanos no passado. Demonstrar como as variações na composição química dos sedimentos respondem às variações climáticas e oceanográficas. Documentar, através da análise de sedimentos marinhos de alta resolução, aspectos dos oceanos passados especificamente associados com alterações na química dos ambientes e também apresentar o desenvolvimento e aplicações de novas ferramentas geoquímicas.
Propiciar ao aluno uma visão dos processos químicos e as interações que envolvem os poluentes orgânicos no ambiente marinho.
1) Introdução aos estudos teóricos da Dinâmica de Fluidos Geofísicos, com ênfase para os fluidos oceânico e atmosférico; 2) Análise teórica de alguns movimentos da água no mar e do ar na atmosfera; 3) Aplicação de métodos da física-matemática para a resolução de problemas da Dinâmica de Fluidos Geofísicos.
1. Possibilitar a elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pós-graduação dos alunos matriculados e o intercâmbio de experiências entre eles; 2. Estimular o desenvolvimento de visão crítica dos alunos frente ao formato e aos conteúdos esperados para um projeto de pesquisa; 3. Discutir os procedimentos e os princípios que norteiam a elaboração e a avaliação de um projeto de pesquisa.