Disciplinas Interdepartamentais do IF - para EP
Apresentar aos alunos conceitos de oscilações livres, amortecidas e forçadas, com o correspondente formalismo matemático. Também serão estudadas propriedades gerais de ondas, interferência e batimento entre ondas. Os estudantes aprovados na disciplina deverão ser capazes de formular, entender, equacionar e resolver problemas físicos relativos aos tópicos acima.
Introduziremos no curso de Física IV o que é convencionalmente denominado “Física Moderna”, dando continuidade aos estudos e aplicações do eletromagnetismo, com ênfase nos fenômenos ondulatórios da radiação eletromagnética. Em seguida, estudaremos a Relatividade Restrita que teve sua origem na incompatibilidade entre a Mecânica Newtoniana e o Eletromagnetismo e levou a uma reformulação profunda dos conceitos de espaço e tempo. A seguir abordaremos o estudo de conceitos e aplicações da Teoria Quântica. As primeiras idéias da Teoria Quântica datam de mais de cem anos (Planck, Bohr e Einstein) e o quadro teórico estava essencialmente completo por volta de 1926 (Born, Heisenberg, Pauli, Schr ̈odinger e Dirac). Sem a Teoria Quântica não seria possível entender e controlar completamente diversos fenômenos físicos, tais como os que ocorrem na escala atômica e sub-atômica. Os consequentes avanços tecnológicos decorrentes deste conhecimento continuam a surgir até os dias de hoje. Ao final desse curso teremos abordado, mesmo que superficialmente, uma boa parte do entendimento que temos presentemente da natureza. A programação do curso bem como a bibliografia e o livro texto principal, procuram enfatizar a intuição física e a habilidade para resolver certos problemas, de maneira compatível para um curso introdutório. A abordagem utilizada não visa um perfil específico de estudantes de engenharia ou estudantes mais inclinados à pesquisa em ciência básica. Na verdade, não devemos supor que, por exemplo, estudantes de física e de engenharia devam se restringir ao aprofundamento e às aplicações, respectivamente. De fato, em um mundo cada vez mais fecundo de novas tecnologias a demanda por engenheiros capazes de aplicar conceitos básicos em situações práticas torna-se cada vez maior. Esse tipo de perfil versátil é sem dúvida um importante componente de competitividade profissional. Por outro lado, a ciência básica também se beneficia, uma vez que a grande sofisticação dos instrumentos empregados na pesquisa básica, tanto na física microscópica como na astrofísica, depende cada vez mais de uma engenharia de altíssimo nível tecnológico
Os objetivos da disciplina Física Experimental B são: a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada; b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias experimentais que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação); c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa. Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de: a) planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado; b) compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza; c) dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação); d) trabalhar de forma organizada e cooperativa.

Os objetivos da disciplina Física Experimental A são: 


 a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados; 

b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação); 

c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa. 

 Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de: 

a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado; 

b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza; 

c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);

 d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.


Introduzir os conceitos básicos de eletricidade e magnetismo para alunos de engenharia. Motivar ao estudante a aprender os conceitos da aula comparando os fenômenos físicos em aulas demonstrativas (uma por bloco) com os modelos teóricos estudados.

Apresentar aos alunos conceitos da Mecânica com uma abordagem integrada levando à formulação das Leis fundamentais da Mecânica.