Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
A disciplina busca desenvolver, de forma integrada, três objetivos principais: i) revisar os fundamentos e conceitos estruturantes da Física Moderna; ii) apresentar aspectos histórico-epistemológicos do desenvolvimento da Física do Século XX; iii) discutir o ensino de Física Moderna, em especial em cursos de nível superior.
Desenvolver instrumental de conhecimentos físicos, relacionados à termodinâmica e à complexidade, para a análise e discussão de questões ambientais. Situar a vida e suas especificidades nas abordagens físicas, para discutir visões de ciência e interação ser humano/natureza compatíveis com essas questões. Identificar aspectos centrais na discussão de temas ambientais atuais, de relevância social, em uma perspectiva educacional.
Desenvolver instrumental de conhecimentos físicos, relacionados à termodinâmica e à complexidade, para a análise e discussão de questões ambientais. Situar a vida e suas especificidades nas abordagens físicas, para discutir visões de ciência e interação ser humano/natureza compatíveis com essas questões. Identificar aspectos centrais na discussão de temas ambientais atuais, de relevância social, em uma perspectiva educacional.
1. Estabelecer possíveis relações conceituais entre epistemologia, ciências naturais, ensino de ciências naturais e didática das ciências naturais. 2. Caracterizar as diversas contribuições teóricas da epistemologia ao campo da educação científica (ensino, avaliação, materiais, currículo, formação de professores, inovação e investigação). 3. Examinar alguns problemas epistemológicos chaves que têm incidência sobre questões de educação científica. 4. Reconhecer e utilizar ferramentas conceituais críticas para a construção de um resposta fundamentada à pergunta “que ciência ensinar” nos diferentes níveis educativos.