O pensamento estético, em suas diferentes modalidades de criação, institui-se em campos relacionais complexos. Assim, os lugares e linguagens da criação  interagem entre si e com outros universos criativos, atentando para suas redes de sentido e configurações expressivas no cotidiano e na produção cultural em ambientes públicos ou privados.  A disciplina visa oferecer uma reflexão sobre temáticas relevantes para a compreensão de conceitos e processos históricos que viabilizem uma aproximação  crítica de culturas expressivas, estéticas e éticas que se desenvolvem no continente africano. 
O objetivo da disciplina é construir um exercício experimental do estudo de conceitos, metodologias e projetos para a investigação de objetos específicos do campo da Arte e objetos interdisciplinares e transdisciplinares. Pretende-se abordar a enunciação de temas e campos problemáticos para a construção de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Assinalar a pós-modernidade enquanto momento cultural de reflexão de fontes clássicas e modernas. Enfatizar as estruturas de pensamento que fundamentam as linhas principais da pesquisa em ciências humanas nos séculos XX e XXI e o pensar a pesquisa estética com bases na arte contemporânea. Propiciar espaço para o debate dos projetos de pesquisa do aluno pesquisador.
• Discutir conceitos teóricos e práticos dos principais aspectos econômicos das atividades relacionadas às artes. • Analisar a relação da criatividade artística junto a diferentes organizações econômicas e sociais. • Promover uma reflexão sobre a importância do entendimento da economia na produção das artes brasileiras, com destaque para casos de estudos selecionados.

A disciplina tem por objetivo tratar das principais teorias de história da arte e metodologias de abordagem do fenômeno artístico, partindo da tradição do Renascimento até a colocação da disciplina em xeque através da chamada “virada pictórica” da década de 1990 e a abertura do campo científico os chamados de “Estudos Visuais”. Essas questões serão tratadas a partir da historiografia consolidada da disciplina, para depois focarmos no que tem sido designado como a “virada global” da História da Arte, que vem se consolidando através de leituras pós-coloniais e decoloniais.  Os autores e leituras escolhidos procurarão articular o modo como a disciplina se consolidou no ambiente internacional, e como foi desenvolvida no Brasil. Assim sendo, o enfoque dos seminários e das discussões será em torno de autores relevantes para a conformação da disciplina no Brasil.