Disciplinas do Instituto de Energia e Ambiente
Fornecer uma visão geral das aplicações da energia solar fotovoltaica apresentando os princípios básicos dos dispositivos envolvidos na conversão e no aproveitamento da conversão direta da luz em eletricidade. Introduzir as metodologias simplificadas de dimensionamento das diversas configurações de sistemas fotovoltaicos. Capacitar o estudante a dimensionar sistemas fotovoltaicos para usos finais que requeiram eletricidade. 
Esta proposta de ementa para uma disciplina de Economia da Energia visa introduzir o aluno no emaranhado mundo da energia, apresentando, intuitivamente, as principais variáveis não econômicas a serem consideradas, bem como uma visão econômica ampla da questão energética. A disciplina combina conhecimentos técnicos, sócio-culturais, políticos e institucionais, mas volta-se, principalmente, ao aprendizado do uso da análise econômica como forma de descrever e entender as problemáticas energéticas.
Petróleo e gás natural são insumos essenciais para as atividades econômicas. Nos últimos anos a indústria do petróleo e gás natural tem apresentado grandes desenvolvimentos tecnológicos, mas igualmente em seu processo de gestão. Dentro da Escola Politécnica, muitas disciplinas têm sido oferecidas focando-se em diferentes aspectos tecnológicos da indústria, contudo a compreensão de seus processos de gestão nem sempre é suficientemente abrangente, pois são questões que muitas vezes ultrapassam a dimensão puramente de engenharia. Esta disciplina focará principalmente nessa dimensão de Gestão e Econômica da indústria. Ao mesmo tempo, espera-se apresentar uma visão abrangente e estratégica, permitindo aos estudantes refletirem sobre o papel futuro do petróleo e do gás natural na matriz energética brasileira e mundial, bem como entender os principais desafios dessa indústria.

Fornecer uma visão geral das aplicações da energia solar fotovoltaica apresentando os princípios básicos dos dispositivos envolvidos na conversão e no aproveitamento da conversão direta da luz em eletricidade. Introduzir as metodologias de dimensionamento das diversas configurações de sistemas fotovoltaicos. Capacitar o estudante a dimensionar sistemas fotovoltaicos para usos finais que requeiram eletricidade.

Apresentar as diversas tecnologias de produção de combustíveis fósseis e renováveis, sua utilização em fontes móveis e estacionárias e discutir suas relações com o meio ambiente.
A disciplina Biomassa como Fonte de Energia visa introduzir o aluno no na área da energia de biomassa, apresentando as principais variáveis a serem consideradas, bem como uma visão econômica, ambiental e social da biomassa como fonte de energia. 

A disciplina combina conhecimentos técnicos, sócio-ambientais, políticos e institucionais, de forma a capacitar o estudante de graduação para uma visão ampla da biomassa como fonte de energia no Brasil e no mundo.

Responsavel pela Disciplina:  Profa. Dra.  Suani Teixeira Coelho


Argilominerais (esmectita, illita, clorita, caulinita, entre outros) ocorrem principalmente no tamanho argila e são comumente encontrados em sedimentos e rochas sedimentares. Em bacias continentais e marinhas, os argilominerais são importantes indicadores de proveniência, paleoclima, tectônica, história térmica e da qualidade de rochas geradoras e reservatórios de hidrocarbonetos. 

Essa disciplina fornecerá ao aluno conceitos fundamentais relativos à ocorrência de argilominerais em bacias sedimentares, petrolíferas e não petrolíferas, visando atividades de pesquisa científica e de exploração e produção de petróleo (óleo e gás natural).