Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
Introdução ao estudo do direito. Direito e saúde. Direito à saúde. Direito à Educação. O enfermeiro e o direito à saúde. 
Esta disciplina será articulada à disciplina Integralidade do cuidado em Saúde II, subsidiando o conhecimento e a compreensão do cuidado integral ao indivíduo, considerando os aspectos relacionados a sua saúde mental, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa, família e comunidade.
- Promover oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) nas áreas de competência do cuidado integral em saúde mental às necessidades individuais, coletivas além da organização/gestão deste cuidado nos diferentes serviços de saúde. - Capacitar o estudante a identificar necessidades de saúde, formular problemas e elaborar ações de cuidado conjuntas e integradas com todos os sujeitos destes cenários. Explorando e atuando nas dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença de indivíduos em sofrimento mental. - Desenvolver habilidades para a gestão do cuidado de enfermagem em saúde mental ao individuo, família e comunidade.
 Conhecer referenciais teóricos utilizados no tratamento do uso de drogas psicoativas;  Conduzir o participante a refletir sobre o processo de cuidar do usuário de drogas psicoativas;  Elaborar proposta de intervenção com base nos conhecimentos teóricos aprendidos.
1. Atualizar e construir conhecimento coletivo, compartilhado entre os participantes e docente a partir de leituras e discussões refletivas de textos selecionados sobre o tema, que auxiliem na elaboração de práticas de ensino, educação e promoção da saúde. 2. Promover nos participantes a reflexão sobre suas concepções prévias, referentes às drogas psicoativas e aos usuários das mesmas. 3. Estimular os participantes a desenvolver novas interpretações do seu cotidiano profissional, que os motivem a redefinir conceitos e ações, e, focalizar-se em aspectos relativos às substâncias psicoativas.
Compreender os mecanismos do estresse e os riscos para a saúde relacionados ao estresse crônico. Oferecer práticas de Mindfulness, cientificamente reconhecidas, para qualidade de vida e redução de estresse, favorecendo o empoderamento emocional do estudante para lidar com estressores e conflitos presentes nos processos da formação profissional e do cuidado em saúde.
Oferecer aos alunos subsídios para pesquisa na área de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental, com atenção especial aos conceitos de resiliência e vulnerabilidade. Propiciar aos alunos um exercício de análise crítica de artigos de pesquisa associando, sempre que possível, suas linhas de pesquisa com o tema do Desenvolvimento Humano. Estimular nos alunos o pensamento científico e habilidades afins à pesquisa sobre Saúde Mental e Desenvolvimento.
Identificar necessidades de saúde, formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio-culturais presentes no processo saúde-doença, executar e avaliar as ações, no contexto do cuidado ao indivíduo em sofrimento mental, bem como a família e a comunidade. Relacionar-se com pessoas portadoras de transtornos mentais em diferentes contextos: internação, urgência e comunidade. Conhecer as alterações das funções mentais presentes nos transtornos mentais mais frequentes e saber diferencia-los. Conhecer os principais fármacos de uso na assistência ao doente mental Conhecer o sistema de saúde mental no contexto SUS.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.