Bacharelado em Relações Internacionais
Ajuda com Pesquisar cursos

O curso tem como objetivo apresentar a teoria das negociações internacionais, com ênfase nos enfoques políticos dos processos de negociações multilaterais. Trata-se de analisar o estado da arte da literatura sobre negociações internacionais, principais conceitos e abordagens analíticas. Casos de negociações internacionais serão apresentados, na forma de seminários, com vistas à consolidação conceitual.

I.Objetivo do Curso A intenção do curso é oferecer aos alunos ingresssantes em Relações Internacionais uma introdução à Ciência Política, familiarizando-os com os conceitos fundamentais da disciplina, com ênfase naqueles utilizados em política comparada e relações internacionais.
O curso visa apresentar o estado da arte do debate sobre Regimes & Organizações Internacionais no campo das relações internacionais. Esta apresentação será feita em dois níveis: i. no plano teórico e conceitual - teoria de regimes internacionais e ii. no plano organizacional, funcional e político, em que se analisa o papel das organizações internacional nas relações internacionais contemporâneas e os aspectos organizacionais, funcionais e políticos das principais organizações.

O curso tem como objetivo introduzir o aluno às abordagens teóricas que orientam o estudo da relações internacionais. A disciplina concentra-se em um conjunto de autores da Teoria Política Moderna, que problematizaram as origens do Estado moderno, em 1648, até meados do século XX. A disciplina examina a contribuição desses autores para o estudo das relações internacionais, na forma como os temas contemporâneos são colocados para o internacionalista.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP