Pró-Reitoria de Graduação
Sensibilizar os alunos para a importância de cuidarem da própria Saúde Mental e a dos colegas;
Oferecer ferramentas e orientações para que os alunos reflitam sobre a própria saúde mental e a dos colegas;
Contribuir para o autoconhecimento necessário para enfrentar situações difíceis da vida e desenvolver resiliência.
Saber quando e como pedir ajuda.
- Docente: Andres Eduardo Aguirre Antunez
- Docente: Francisco Lotufo Neto
1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução.
2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações.
3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP.
4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP
5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos.
6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores
- Docente: Andre Leme Fleury
A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
- Docente: Enos Picazzio
- Docente: Ewout ter Haar
A disciplina oferece ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar sobre o consumo de álcool e seu impacto na saúde e na sociedade. O objetivo central é sensibilizar e engajar os estudantes na prevenção e redução do uso nocivo de álcool, bem como promover qualidade de vida e hábitos saudáveis de socialização. Para isso, a disciplina traz uma proposta educativa e reflexiva, com o fornecimento de informações científicas atualizadas e de qualidade, em linguagem acessível e adequada para diferentes públicos-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio).
Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar avanços e desafios do Brasil, tendo em vista a meta global da Organização Mundial da Saúde para a redução de 10% no consumo nocivo de bebidas alcoólicas, até 2025; c) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; d) incentivar mais ações de prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool.
- Docente: Arthur Guerra de Andrade
O objetivo do curso é oferecer formação básica e avançada para alunos de graduação em temas das negociações em geral e, em particular, voltadas para as negociações internacionais. O curso combina elementos teóricos e conceitos utilizados no campo das negociações e tarefas práticas que servem, ao mesmo tempo para interessados em atuar tanto no setor privado, quanto no setor público. Serão apresentados os principais conceitos, abordagens, métodos e técnicas de negociações. Espera-se que, por meio da apresentação dos principais instrumentos, os participantes aprimorem habilidades necessária em processos de negociações.
- Docente: Amancio Jorge Silva Nunes de Oliveira
- Docente: Janina Onuki
- Docente: João Paulo Candia Veiga
1. Conceituar o processo de estruturação de startups visando explorar as oportunidades relacionadas com a resolução de problemas complexos.
2. Conceituar e aplicar as principais abordagens da estratégia, de marketing, de design thinking, do canvas e da startup enxuta.
3. Apresentar e aplicar ferramentas e métodos para a prototipação rápida.
4. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos e serviços.
5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para a estruturação de empreendimentos de base tecnológica.
6. Promover o trabalho em equipes multidisciplinares de maneira efetiva.
7. Promover o alinhamento dos empreendimentos resultantes com aceleradoras e incubadoras.
- Docente: Andre Leme Fleury
A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
- Docente: Enos Picazzio
- Docente: Ewout ter Haar