Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade
Desenvolver competências e habilidades para reconhecer as necessidades de saúde e implementar ações necessárias para o atendimento de mulheres e homens durante a juventude, a vida adulta e no envelhecimento.
Desenvolver reflexões e conteúdos referentes à produção do conhecimento em saúde a partir da pesquisa social.
A disciplina Fundamentos Biológicos da Saúde Humana é cenário para a construção de saberes sobre o funcionamento do organismo humano no processo saúde-doença. Nessa disciplina serão utilizados estratégias e pressupostos pedagógicos que convidam os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, investindo-se no seu protagonismo. A seleção de conteúdos aliada a essa abordagem pedagógica reflete uma preocupação com a formação interdisciplinar do profissional em Saúde Pública. Temas relevantes em Saúde Pública serão tratados, de forma transversal, tendo como eixo estruturante o desenvolvimento humano, particularmente relacionados à infância e adolescência.
Conhecer os princípios e conceitos sobre o acesso e o uso da informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de saúde pública. Relacionar o uso dessa informação ao trabalho acadêmico e à comunicação voltada à população. Ao final, o estudante deve saber encontrar e organizar criticamente a informação visando a sua divulgação.
Introduzir o aluno à compreensão das rupturas epistemológicas que caracterizam o processo histórico gerador do sistema capitalista no mundo ocidental, e que possibilitou a emergência e consolidação da Ciência Moderna, sua concepção de pensamento científico e dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e lógicos que o sustentam. Promover a reflexão e debate sobre a Saúde Coletiva como campo de conhecimento interdisciplinar, que requerem, para a produção de conhecimento, disciplinas pertencentes às áreas das Ciências Naturais, Formais e Sociais e Humanas. Promover a reflexão e debate sobre exemplos de temas relativos a fenômenos complexos - característicos do campo - que apresentam desafios de natureza teórica, metodológica, assim como tecnológica para a geração de conhecimento.
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: gestantes e nutrizes e crianças. Conhecer os aspectos biopsicossociais da saúde da mulher com a interface da gestação e lactação. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para gestantes, nutrizes e crianças. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro das políticas e programas.
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: gestantes e nutrizes e crianças. Conhecer os aspectos biopsicossociais da saúde da mulher com a interface da gestação e lactação. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para gestantes, nutrizes e crianças. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro das políticas e programas.