Ortodontia e Odontopediatria
Ajuda com Pesquisar cursos

Capacitar o aluno a planejar, elaborar uma sistemática para busca e julgamento crítico de evidências científicas aplicadas à Odontologia e, especificamente, à Odontopediatria. Esta disciplina ainda propicia o desenvolvimento crítico para elaboração de hipóteses e questionamentos carentes de evidência científica no contexto explorado, bem como desenvolvimento de estratégias para solucionar tais pontos em aberto. A disciplina visa, ainda, preparar o aluno para interpretação dos resultados de revisões sistemáticas e aplicação de métodos estatísticos auxiliares na análise, integração e síntese dos dados coletados. Por fim, está também no escopo da disciplina preparar o aluno para avaliar a possibilidade, dificuldades e limitações da implementação das evidências encontradas na prática clínica, sabendo identificar o impacto da proposta executada.

Situar a Disciplina como integrante do papel formador do clínico geral. Enfatizar a Odontopediatria não como uma especialidade, mas sim como uma necessidade da conjuntura de saúde bucal da população, dando condições ao profissional de atender às necessidades básicas do paciente infantil. Destacar com enfoque principal a Odontologia preventiva na infância.

a)Introdução do conhecimento teórico relacionado à prática da Ortodontia para a formação do clínico geral b)Fundamentação da Ortodontia como uma área importante e necessária na integração de outras especialidades da Odontologia para a promoção da saúde bucal da população c)Construção do conhecimento sobre o papel da Ortodontia Preventiva, para a obtenção da saúde bucal plena na idade adulta d)Construção de base teórica para o diagnóstico e planejamento do tratamento, e desenvolvimento da habilidade manual necessárias para as atividades clínicas relacionadas à Ortodontia Preventiva e)Adquirir experiência clínica preventiva em Ortodontia, com vistas à uma prática Odontológica. f)Utilizar os aparelhos ortodônticos removíveis no tratamento das más oclusões e vivenciar a bio-mecânica em bases científicas

O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno dos primeiros anos do, Curso de Odontologia a oportunidade de desenvolver uma prática clinica, baseada em evidências voltada para educação em saúde bucal e prevenção de saúde bucal em crianças e adolescentes. Alunos terão oportunidade de aprender a realizar diagnóstico diferencial desses agravos de saúde bucal, bem como realizar atividades educativas e procedimentos clínicos de prevenção, permitindo aos alunos envolvidos um primeiro contato clínico, em nível individual, dentro de um contexto amplo de atenção primária a esses pacientes. Conhecimento sobre alterações de esmalte e dentina também serão abordados para que o aluno seja capacitado a fazer diagnóstico diferencial.

Capacitar o aluno para redigir artigos científicos, bem como submetê-los e resubmetê-los para publicação em revistas científicas de renome de Odontologia e áreas afins.

Capacitar os alunos de pós-graduação de nível Mestrado e Doutorado, para que sejam tutores dos alunos de graduação em ambiente virtual. Durante o curso de capacitação, os alunos serão habilitados a inserir aulas na Internet (uso do sistema Moodle), criar bancos de dados de casos clínicos na Internet, integrando-os com temas relacionados à Odontopediatria para prover aprendizado baseado em problemas, conhecer os fundamentos das imagens didáticas feitas por meio de computação gráfica, segurança das informações eletrônicas, iconografias dinâmicas e documentação clínica. CIRURGIA

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP