Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a: 1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia; 2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia 3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional; 4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
O objetivo central desta disciplina é oferecer aos alunos um contato sistemático com as teorias desenvolvidas pelas principais correntes da Psicologia, por meio dos eixos epistemológicos e socioculturais nos quais se organizam. A característica da Psicologia como um espaço de dispersão e sua constante esperança de reunificação será enfocada a partir do lugar da Psicologia no plano da ética e de seu lugar entre as diferentes ciências.
Propiciar aos alunos a possibilidade de desenvolverem atividades supervisionadas de estágios, realizadas em escolas, que contribuam para a sua formação como Professor de Psicologia. Respeitando-se a legislação vigente, a disciplina deverá complementar a formação acadêmica do aluno, proporcionando-lhe a oportunidade de conhecer a complexidade do ambiente escolar e pensar as situações concretas a partir dos conceitos trabalhados.