Instituto de Estudos Brasileiros
O curso se propõe a desenvolver o entendimento do conto e da crônica na qualidade de gêneros narrativos breves, fundados em certos princípios próprios de composição e de recepção histórica. As idéias gerais serão formuladas a partir da discussão de alguns ensaios teóricos, mas principalmente por meio da leitura e interpretação de textos de escritores nacionais, representantes de diferentes estéticas e momentos que marcaram a literatura brasileira. O curso tem ainda a peculiaridade de se restringir a autores que escreveram nos dois gêneros, permitindo uma visão comparada de seus recursos estilísticos, conforme a destinação. Os textos literários a serem analisados encontram-se na bibliografia indicada. As aulas serão divididas em duas partes, sendo a primeira dedicada ao conto e a segunda à crônica.
Tendo como tema a metrópole de São Paulo, pretende-se interpretar essa realidade urbana a partir de sua dimensão espacial, da qual se extrai uma construção complexa e abrangente: a urbanidade. Assim, investe-se numa abordagem internalista (espaço intra-urbano e sua inflexão sobre a sociedade urbana), em contraste com a dominante abordagem externa que dá maior atenção à cidade inscrita num espaço mais amplo (de outra escala) que ela polariza e integra dentro de um sistema. Pretende-se também analisar as inflexões sobre a urbanidade da metrópole numa perspectiva histórica ao longo do século XX, dedicando especial atenção ao caráter construtivo das imagens da cidade produzidas por diversos atores sociais. Imagens que se expressam culturalmente e em diversas linguagens, no curso exemplificado a partir de uma iconografia/cartografia “anti-urbanidade” e por meio de um cancioneiro popular “pró-urbanidade”. Essa avaliação não pode ser feita sem que se abram as interpretações para um campo interdisciplinar, ou dito de outro modo: para o âmbito de uma teoria social mais globalizante que \"afrouxe\" as fronteiras disciplinares. Por fim, a condição histórica e contemporânea da urbanidade da metrópole de São Paulo será objeto de reflexão segundo resultados práticos (sociais e políticos) na condição de vida dos seus habitantes, seguindo e definindo alguns parâmetros das espacialidades praticas por seus habitantes e as inflexões sobre essas espacialidades em razão das consequências da segregação espacial (que é econômica, que é social). Também serão avaliados alguns parâmetros de coesão política da sociedade urbana e alguns aspectos das políticas de gestão urbana.

Objetivos:

Analisar e interpretar a produção brasileira de canções populares pesquisando as relações entre música, literatura oral, arte e sociedade no âmbito dos processos de globalização econômica e mundialização da cultura. Estudar a realização das obras quando inseridas no ritual religioso ou na festa popular de certa comunidade e quando transformadas em mercadoria. Investigar as mudanças do mercado fonográfico hegemônico no quadro das novas tecnologias de produção, difusão e consumo, bem como as alterações provocadas por este quadro na estética das obras. Pesquisar as produções comerciais com vigência à margem do mercado cultural hegemônico.
Investir numa abordagem teórica da cidade e da estruturação do mundo urbano que tem como pressuposto que o espaço é uma das dimensões pertinentes do social. Trabalhar o conceito de urbanidade como critério e forma de explicitar (\"medir\") as cidades e o urbano. Aplicar o conceito de urbanidade para a análise e interpretação do mundo urbano no Brasil, visando identificar e tipificar a cultura e a condição urbana das cidades brasileiras.