Capacitar o aluno para a identificação de Hemiptera de interesse médico e ministrar informações sobre a bio-ecologia desses insetos e determinantes da doença de Chagas e a importância sanitária de Cimicidae.
Capacitar os alunos para identificar os gêneros e espécies de Culicidae, com ênfase em espécies de vetores que participam da dinâmica de transmissão de patógenos que podem causar doenças em humanos, em especial a malária, arboviroses e filarioses. Além disso, será dado foco em espécies que se tornam pragas e causam desconforto para os seres humanos. Fornecer informações e discutir a ecologia das espécies e aspectos da epidemiologia dessas doenças.
Desenvolver conceitos sobre o inter-relacionamento dos seres vivos na biosfera. Conseqüências em relação à vida humana e os determinantes físicos, biológicos e sociais dos agravos à saúde Parte-se do princípio de que a própria sociedade constitui fenômeno ecológico, embora de evolução predominantemente cultural. Nesse sentido, a problemática da saúde pública está intimamente relacionada aos aspectos ecológicos resultantes das alterações do homem com o ambiente físico, biológico e social. As modificações daí resultantes propiciam o fenômeno da domiciliação e de artificialismo cada vez maior da vida humana. Daí a origem de novas necessidades, cada vez em maior número, e sua implicação com a qualidade de vida

Possibilitar a compreensão dos processos e ações que, em diferentes sociedades, levam à formulação e implementação de políticas públicas , sistemas e serviços de saúde com  ênfase na Vigilância em Saúde.


Informar os estudantes de pós-graduação sobre as principais regras do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica para o uso correto de nomes científicos, elaboração e conservação de coleções entomológicas de interesse em saúde pública
Facilitar ao aluno o uso e acesso às bases de dados de interesse para a área de Entomologia, informar sobre as normas de referência e citações no texto e instruir sobre a estrutura dos textos acadêmicos e artigos científicos.