Parasitologia

             Com ocasião da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz) que se realiza em Caxambu - MG todos os anos em novembro, decidimos aproveitar a visita de vários prestigiosos pesquisadores de diversos países para organizar um Simpósio Satélite na 6ta. feira seguinte ao Congresso. Um dos aspectos mais relevantes para compreender a biologia dos protozoários patogênicos e suas interações com seus hospedeiros é a compreensão de processos que ditam o equilíbrio entre sobrevivência e morte celular. No Simpósio será apresentada e discutida de forma ampla a problemática em questão. Nesse contexto, renomados especialistas focarão neste assunto desde diferentes ópticas em diferentes modelos experimentais. Ao longo do Simpósio, serão apresentados trabalhos em formato de pôsteres e realizaram-se discussões entre estudantes e pesquisadores seniores cujas áreas de interesse científico estarão relacionadas às  temáticas aqui abordadas. Assim, o objetivo do Evento foi realizar uma atualização dos tópicos do programa,  fornecendo a possibilidade de interação direta com renomados pesquisadores da área. Além disto, o Simpósio permitiu expor pós-graduandos e pós-doutores a discussão direta com alguns dos principais autores de trabalhos de relevância na protozoologia.

            Para aproveitar de forma eficiente a participação dos alunos, criamos esta disciplina que permitirá eles preparar questões de temas específicos, as quais serão  usadas após finalizar as diferentes palestras dos convidados e também numa entrevista preparada por eles (durante a sessão de pôsteres), a qual será a base de um relatório que será entregue no final da disciplina. Esta entrevista será disponibilizada para divulgação científica em diferentes idiomas (inglês e português) numa página de divulgação apropriada.

Transmitir os conhecimentos básicos gerais sobre a morfologia e biologia dos protozoários, artrópodes e helmintos de maior importância para a Parasitologia Veterinária. Identificar os principais grupos e realizar o diagnóstico desses parasitas. Apresentar as relações entre parasitas e seus hospedeiros, e suas interações com o meio ambiente.
Ministrar conhecimentos básicos de Parasitologia para o desempenho de atividades profissionais em saúde pública, pesquisa básica e laboratório clínico.
O objetivo principal desta disciplina é discutir com os alunos as relações entre os parasitas e seus hospedeiros. Além de uma visão geral sobre protozoários e helmintos, serão enfatizadas as principais endemias humanas, e apresentadas algumas espécies de importância veterinária e de vida livre. Esta disciplina pretende estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Imunologia, Biologia Celular e Molecular com a Parasitologia. Estes são aspectos fundamentais para o estudo da Parasitologia contemporânea, que é multidisciplinar e dinâmica. Serão abordados diversos aspectos das infecções causadas por parasitas visando oferecer aos alunos uma visão abrangente: 1) da organização celular e genômica; 2) dos mecanismos bioquímicos e moleculares peculiares destes eucariotos; 3) da diversidade e estratégias evolutivas destes organismos; 4) da genética e epidemiologia; 5) dos métodos de diagnóstico; 6) da resposta dos hospedeiros; 7) dos mecanismos de patogenicidade e patologias; 8) dos mecanismos de evasão e sobrevivência; 9) da interação parasita-vetor; 10) de alvos, mecanismos de ação e resistência a drogas; 11) de vacinas contra parasitas; 12) das medidas profiláticas.
Ensinar os alunos a apreciar a existência de diferentes métodos e conceitos usados na taxonomia através de exemplos, para que eles possam entender melhor o crescente número de trabalhos que usam estes métodos em pesquisas diagnósticas e epidemiológicas de doenças transmissíveis.