Saúde Ambiental
Valorizar o conceito fundamental de saúde ambiental, bem como as políticas públicas inter setoriais na perspectiva sócio ambiental. Colocar ênfase na elaboração de projetos e ou ações de intervenção estimulando o desenvolvimento de iniciativas dos alunos e desenvolvimento dehabilidades na construção de soluções inovadoras. Discutir e propor estratégias de gestão e vigilância da qualidade ambiental na interface com a saúde humana. Analisar as inter-relações nas políticas públicas nos campos da saúde, trabalho, ambiente, clima, energia, habitação, saneamento, transporte entre outros, objetivando o desenvolvimento científico e o equacionamento de questões enfrentadas pelas comunidades.
O objetivo do curso é introduzir o aluno às questões dos resíduos sólidos, enfocando desafios, impactos ambientais e efeitos à saúde, levando à compreensão das implicações da geração, gestão de recursos e impactos do gerenciamento de resíduos. Apresentar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais e demais resíduos especiais, enfatizando as etapas do gerenciamento e os processos de valorização, tratamento e disposição final, como também a legislação e normas técnicas vigentes. Estudar as formas de minimização, recuperação e valorização de resíduos e compreender os princípios e técnicas de gestão de resíduos sólidos, considerando os aspectos legislativos, ambientais, econômicos e sociais. Realizar visitas técnicas a instalações de transporbo, triagem manual e mecanizada, aterro sanitário e aterro classe I, instalação de recuperação de metais de lodos e incineração de resíduos perigosos.
Introduzir a avaliação de risco como ferramenta de tomada de decisão e de gestão em engenharia ambiental, com ênfase na avaliação dos problemas ambientais e seus impactos sobre a saúde humana.
Conhecer o ciclo do saneamento e os princípios básicos da gestão ambiental Identificar práticas sustentáveis na gestão de sistemas de produção de refeições. Conhecer os principais aspectos ambientais nos sistemas de produção de refeições. Vivenciar práticas no contexto da sustentabilidade, apresentando as interfaces entre a profissão de nutricionista e as questões ambientais.
Capacitar o aluno quanto para a escolha das principais técnicas e tecnologias disponíveis para a prevenção e controle da poluição do ar; introduzir o aluno nas metodologias de monitoramento do ar; capacitá-lo para a caracterização de fontes de poluição atmosférica; prepará-lo para o dimensionamento, análise e seleção de sistemas de controle da poluição do ar e para discussão dos aspectos de controle da poluição atmosférica e aplicação de soluções.

Objetivos da disciplina:

Despertar o interesse pelos textos fundadores da ética e pelo pensamento ético contemporâneo;  Oferecer um repertório de obras, enfoques e casos concretos capazes de subsidiar e estimular a reflexão ética como condição elementar da cidadania; Formar profissionais capazes de elaborar e implementar preceitos éticos em sua prática, especialmente no campo da nutrição; Aperfeiçoar os métodos de educação para a ética por meio do debate de casos concretos e com o emprego da arte.
Introduzir os instrumentos de avaliação da qualidade de matrizes ambientais e do ambiente de trabalho. Compreender os indicadores de controle e monitoramento da qualidade ambiental e das condições de trabalho.
Despertar o interesse pelos textos fundadores da ética e pelo pensamento ético contemporâneo. Oferecer um repertório de obras e enfoques capazes de subsidiar e estimular a reflexão ética como condição elementar da cidadania. Formar profissionais capazes de elaborar e implementar preceitos éticos em sua prática, especialmente no campo da saúde e do meio ambiente. Aperfeiçoar os métodos de educação para a ética por meio do debate de casos concretos e com o emprego da arte.