Mineralogia e Geotectônica
Fornecer ao aluno do Curso de Geologia os conhecimentos fundamentais de Cristalografia, necessários para a Mineralogia e Ciências dos Materiais.
Introduzir o aluno aos princípios do estudo dos minerais, habilitando-o a reconhecer e caracterizar adequadamente os minerais mais importantes na natureza, em estudos macro e microscópicos, a partir de suas propriedades físicas e químicas.
OBJETIVO GERAL: A disciplina visa apresentar de forma crítica a história e evolução do conhecimento/pensamento geocientífico e sua importância para formação profissional, considerando as múltiplas conexões na relação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Proporcionar aos profissionais a compreensão crítica do pensamento científico, em particular no campo das Geociências, sobre o funcionamento da investigação científica e suas apropriações tecnológicas; - Auxiliar a compreensão da complexa relação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente, considerando os diferentes níveis (político, social, econômico e cultural); - Contribuir para perspectivas futuras num amplo processo de reflexão integrada no campo das pesquisas acadêmicas e as aplicações do conhecimento geocientífico.

O objetivo da disciplina Geologia Estrutural II é habilitar os estudantes para o reconhecimento e descrição de estruturas geológicas relacionadas a dobramentos e a zonas de cisalhamento. Busca habilitá-los na reconstrução de estruturas de primeira ordem, a partir de estruturas menores e descontínuas observadas na escala mesoscópica (de campo) e microscópica (em lâminas delgadas) e na interpretação de mapas geológicos e seções.

Apresenta uma síntese dos processos regionais de deformação da crosta com destaque para os regimes divergentes e convergentes de placas e seus produtos.

Fornecer o conhecimento teórico-prático das principais metodologias radiométricas, geoquímica dos isótopos radiogênicos e suas aplicações em Geociências.
Fornecer aos alunos uma visão integradora das estruturas e processos tectônicos em escala global. Harmonizar as disciplinas pilares da geologia: Estrutural, Estratigrafia e Petrologia em termos da organização do globo e da litosfera.
O curso visa discutir a geração, evolução e classificação de rochas ígneas de tendência alcalina, incluindo tópicos específicos relacionados a mineralogia, a geoquímica e os depósitos minerais associados.
Fornecer noções fundamentais de materiais gemológicos, treinamento intensivo no uso de instrumentos gemológicos e de métodos de identificação de propriedades fisicas de gemas naturais e sintéticas.Introdução na óptica cristalina, campo cristalino, centros de cor e cor em gemas. Quantificação e medidas de cor, sistemas de Munsell, CieLab, GIA e outros.Classificação de gemas segundo cor, lapidação e pureza. Sistemas de classificação segundo os padrões internacionais das associações da classe GIA, HGD, GAGTL, DGMG, Gubelin.
A disciplina tem por meta treinar os alunos de geologia nas principais técnicas de cartografia geológica aplicável ao estudo de cinturões de dobramentos. Para evitar-se a superposição de conteúdo com programas já desenvolvidos em outras disciplinas é dada ênfase ao estudo de terrenos deformados, em diversos graus de metamorfismo, onde a descrição de feições metamórficas, ígneas, sedimentares e estruturais serão priorizadas.
Introduzir conceitos de educação patrimonial e sua importância na preservação da herança cultural. Estabelecer relações entre professores, alunos e gerenciadores do patrimônio. Entender a relação entre ambiente histórico e natural e a necessidade de sua preservação para a humanidade e as gerações futuras.