Disciplinas do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Informar ao aluno de áreas de saúde e de comunicações, os conceitos básicos sobre a transmissão de doenças e sua prevenção em viajantes e outras populações humanas em movimento, visando promover a saúde global e interrompendo ciclos de transmissão internacional ou inter-regional de doenças. O foco é a transmissão e prevenção e não a doença em si, valorizando a ação dos vários profissionais envolvidos no aconselhamento de pessoas e órgãos de saúde.

Apresentar aos alunos conhecimentos básicos e essenciais em Bioquímica, Biologia Celular, Patologia e Imunologia com aplicabilidade nos problemas da Saúde Pública, principalmente para o entendimento futuro de agentes patogênicos, doenças e seus processos diagnósticos, de prevenção e controle.

Informar e demonstrar aos alunos as características biológicas de organismos patogênicos transmissíveis de maior importância em Saúde Pública, permitindo a formação de espírito crítico sobre o tema.

Apresentar o conhecimento fundamental em imunologia e biologia molecular, discutindo não só aspectos históricos de como esses conhecimentos foram gerados, mas também apresentando toda a aplicação desse conhecimento na área de Saúde Pública. O objetivo é fornecer, além da formação básica em imunologia, fundamentação científica para discutir temas básicos em biologia molecular, como aplicação dos testes mais comuns para diagnóstico e pesquisa de agentes de importância em Saúde Pública.

Gerar o conhecimento para a prevenção da transmissão de doenças por viagens, antes, durante e depois, formando conceitos em saúde internacional e meios de transmissão e prevenção de doenças.


informar e demonstrar aos alunos as várias formas de transmissão dos patógenos importantes em Saúde Pública.

Capacitar em língua inglesa alunos de doutorado, mais especificamente em apresentação de trabalhos em conferências.
Capacitar em língua inglesa alunos de doutorado, mais especificamente em escrita de propostas de projetos para agências de fomento.
Capacitar em língua inglesa alunos de doutorado, mais especificamente em técnicas de escrita de artigos científicos.
Capacitar em língua inglesa alunos de doutorado, mais especificamente em escrita de propostas de projetos para agências de fomento.