Ciências Farmacêuticas
Ajuda com Pesquisar cursos
Aplicar os conhecimentos básicos adquiridos de técnicas analíticas empregadas nas áreas microbiológica, química e física para o controle da qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. Desenvolver o espírito crítico e orientar o aluno na interpretação dos resultados de acordo com a legislação vigente.
Fornecer ao aluno conhecimentos sobre a farmacoterapia e o uso racional de medicamentos das diferentes classes terapêuticas, incluindo aspectos clínicos, terapêuticos, além das reações adversas e interações medicamentosas clinicamente importantes. Além de correlacionar os aspectos terapêuticos com os processos patológicos dos pacientes analisados.
A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, nanopartículas metálicas e nanoestruturas de carbono). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP