Ajuda com Pesquisar cursos
Estudar os conhecimentos básicos para o entendimento do termo integração fisiopsíquica e sua importância e relação com os conceitos de corpo na atualidade. Contextualizar o surgimento destas práticas no âmbito das correntes corporalistas. Possibilitar ao aluno o conhecimento e a vivência de métodos e técnicas de trabalhos corporais com referências no conceito de integração fisiopsíquica, que possam ser utilizadas com as populações atendidas em terapia ocupacional. Fornecer uma instrumentalização teórica e técnica introdutória a esses recursos terapêuticos. Oferecer ao aluno condições de refletir sobre os procedimentos apresentados, e avaliar sua importância nos processos terapêuticos ocupacionais.
- Analisar a mecânica e fisiologia dos complexos articulares de membros inferiores, superiores e coluna vertebral - Abordar e discutir os fatores fundamentais e determinantes da mecânica normal do movimento humano - Abordar e discutir as propriedades mecânicas dos tecidos biológicos - Estabelecer relações entre a presença e ausência de adequados estímulos mecânicos externos e as respostas dos tecidos biológicos - Discutir as bases mecânicas dos métodos de avaliação dos segmentos articulares e estabelecer relações com a biomecânica do movimento e postura humana - Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica do movimento e postura humana
Abordar o histórico da Fisioterapia no Brasil e no mundo. Destacar o campo de atuação e entidades de classe da Fisioterapia. Discutir a fisioterapia nas diferentes áreas de atuação. Estabelecer relações entre as grades curriculares do curso com as diretrizes curriculares. Abordar as bases de dados científicas e leitura critica de artigos
Partindo de uma visão global da importância do corpo e dos movimentos para os seres humanos na época atual, estudaremos: diferentes conceitos de movimento e seus aspectos funcionais aplicados à atuação em Terapia Ocupacional; as características anatomo-fisiológicas específicas do movimento humano e suas bases biomecânicas e neurológicas.

História do pensamento científico e práticas acadêmicas atuais

Linguagem escrita (dissertação, descrição, narrativa) como forma privilegiada de apresentação científica

Documentação para trabalhos científicos

Introdução aos métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa descritiva e de pesquisa experimental

O papel do pesquisador: sua presença e sua ação; Etapas de um projeto de pesquisa
Principais métodos de pesquisa utilizados por terapeutas ocupacionais; Principais instrumentos de coleta de dados; O desenvolvimento de pesquisa: procedimentos de coleta e de análise de dados, elaboração de relatório e de painel.
A normatização do trabalho científico: preparação de relatórios de monografia e de artigos para publicação.
 

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP