Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Ajuda com Pesquisar cursos
Fornecer conhecimentos necessários para os fundamentos e instrumentação de técnicas analíticas utilizadas para a determinação de elementos essenciais e tóxicos, e de alguns compostos orgânicos em alimentos. A maioria das técnicas selecionadas é encontrada em laboratórios de controle de qualidade de indústrias de alimentos, em institutos de pesquisa, laboratórios de universidades e laboratórios privados que prestam serviços de análise de alimentos.
A disciplina Fundamentos de Geologia Física e Geologia Histórica visa fornecer aos estudantes informações sobre o funcionamento da Terra e do sistema solar. Apresentar os princípios e conceitos que regem a Geologia, caracterizando os principais processos e materiais associados à dinâmica interna e externa da Terra. Compreender o passado, o presente e o futuro do Planeta a partir dos conceitos da estratigrafia e da paleontologia da determinação do Tempo Geológico, da Tectônica de Placas e da interação entre processos geológicos e biológicos.
Promover o aprendizado teórico e prático em métodos ópticos de análises. Pretende-se oferecer uma visão abrangente e crítica sobre vantagens e limitações das seguintes técnicas instrumentais: espectrofotometria de absorção molecular UV-Vis, espectrometria de luminescência molecular, espectrometria de absorção atômica com atomização por chama e forno de grafite e espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Será também discutido o acoplamento destas técnicas a sistemas de análises em fluxo.
Levar ao aluno conhecimentos sobre Biologia Geral, de maneira a abordar as diferentes disciplinas da área de Ciências Biológicas. Outro objetivo é oferecer a oportunidade aos alunos ingressantes entrarem em contato com os professores ou pós-doutores para realização de estágios e de iniciação científica.
Ministrar uma visão geral para os alunos do Curso de Ciências Biológicas sobre análises de amostras vegetais e de solo para fins de diagnósticos de fertilidade do solo e estado nutricional de plantas.
Capacitar o aluno para a análise, quantificação e simulação computacional de processos físicos e biológicos em agro- e ecossistemas através da utilização de recursos computacionais para processamento de dados ambientais.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP