Ajuda com Pesquisar cursos
Consulte a ementa:

Ensinar aos alunos: - princípios físicos da coleta remota de dados; - conexão entre medidas eletromagnéticas e geofísicas; - aplicação de dados de satélites no estudo de processos oceanográficos; - análise estatística de dados de satélite.

A utilização de dados coletados por satélites oceanográficos cresceu muito nas últimas décadas, tornando-se hoje indispensável à formação dos pesquisadores. As aplicações englobam as quatro sub-áreas da oceanografia, eliciando estudos interdisciplinares e assim aglutinando o conhecimento. Em termos práticos, o curso deverá atrair alunos interessados em: - interação oceano-atmosfera; - termodinâmica dos oceanos; - assimilação de dados de superfície em modelos numéricos; - comparação com resultados in-situ, numéricos e/ou analíticos; - influência de processos físicos em processos biológicos e químicos; - propagação de meandros, vórtices, ondas e marés.

INTRODUÇÃO: cronologia dos instrumentos, órbitas, cobertura geográfica, resolução espacial e temporal, sensores ativos e passivos.
PROPAGAÇÃO DA RADIAÇÃO: geometria tridimensional, absorção, espalhamento, refração, corpo negro, associação entre bandas espectrais e sensores.
LUZ VISÍVEL E CLOROFILA: como funcionam os sensores do visível, CZCS, SeaWiFS, correções morfológicas, calibração, detecção de nuvens, aplicações e problemas intrínsecos.
INFRA-VERMELHO E TEMPERATURA: como funcionam os sensores do infra-vermelho, GOES, AVHRR, MODIS, calibração MCSST, detecção de feições, climatologias de TSM, aplicações e problemas típicos.
RADIÔMETROS, TEMPERATURA, VAPOR E VENTO: como funcionam os sensores radiométricos, SSM/I, TRMM, comparação com sensores infra-vermelho, séries temporais, fluxo de calor pela superfície e problemas a considerar.
ESCATERÔMETROS E VENTO: de seção reta de espalhamento ao vetor vento, ondas capilares e espalhamento de Bragg, tensão de cisalhamento, bombeamento de Ekman, fluxo de massa e calor na camada de Ekman, estatística direcional e interpolação.
ALTÍMETROS E ALTURA DINÂMICA: funcionamento do instrumento, correções eletromagnéticas e geofísicas, GEOSAT, ERS, TOPEX/POSEIDON e JASON, problemas de amostragem, detecção de correntes, ondas e anomalias térmicas, transformada de Radon, filtros digitais.

Methods of Satellite Oceanography, Robert H. Stewart, Univ. Of California Press, 1984.
Satellite Oceanography: an Introduction for Oceanographers and Remote-Sensing Scientists, I. S. Robinson, E. Horwood Halsted Press, 1985.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP