Ciências Farmacêuticas
Fornecer ao aluno conhecimentos básicos de Ética, Moral, Direito e suas aplicações na Profissão Farmacêutica. Ensinar a Legislação específica dos Conselhos de Classe (CFF e CRF), Sanitária e do Âmbito Profissional, permitindo que ele compreenda os seus direitos e deveres. Estimular a reflexão crítica das questões éticas e legais, explorando os conceitos em estudos de casos como técnica que favorece o aprendizado e a aplicação em situações concretas.Permitir ao aluno uma análise crítica do seu exercício profissional, pautado sob os prismas da Lei e da Ética.
Fornecer conhecimentos sobre os princípios da Assistência Farmacêutica e sua prática fundamentada nos conceitos e filosofia da Atenção Farmacêutica. Promover uma visão crítica sobre a necessidade de promoção da adesão terapêutica, através do desenvolvimento de habilidades de comunicação com o paciente, de identificação, resolução e prevenção dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM) e, ainda, do conhecimento sobre o processo de cuidado centrado no paciente.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
Estudar as propriedades estruturais de fármacos. Fornecer conhecimentos teóricos para entendimento de relação entre a estrutura química e a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas; bem como noções de planejamento de fármacos. Estratégia: Os fármacos serão estudados sob os aspectos de nomenclatura, estrutura química, propriedades eletrônicas, estéricas e hidrofóbicas, mecanismo de ação molecular, modificações moleculares relacionadas à alteração da atividade biológica, transformações químicas metabólicas que interferem na ação terapêutica e eliminação dos fármacos.