Objetivo Geral

Apresentar as teorias, mecanismos e fatores que influenciam a aprendizagem de habilidades motoras. 


Objetivos Específicos

Descrever a área de estudo de desenvolvimento motor. Identificar a fundamentação teórica sobre os processos neurocomportamentais do desenvolvimento motor. Descrever o desenvolvimento motor do ser humano ao longo do ciclo de vida. Identificar o vocabulário próprio de profissão relacionado ao desenvolvimento motor.

Objetivos Conhecer, entender e aplicar os conceitos básicos de Estatística. Objetivos específicos Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de utilizar os testes estatísticos apropriadamente em situações da Educação Física e do Esporte, interpretar os resultados obtidos a partir de testes estatísticos existentes na literatura da Educação Física e Esporte. Conhecer os princípios de utilização do editor de planilhas EXCEL para cálculos estatísticos e elaboração de gráficos.
Abordar os principais processos metabólicos celulares e sistêmicos que, em conjunto, mantêm a homeostase energética durante o repouso e exercício. Ao final do semestre o aluno aprovado na disciplina deve compreender e apresentar domínio teórico sobre: I) vias de anabolismo e catabolismo muscular; II) as demandas energéticas envolvidas no desempenho e recuperação em esportes coletivos; III) s demandas energéticas envolvidas no desempenho e recuperação em esportes individuais; IV) mecanismos metabólicos e bioquímicos do doping.
Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais. Geral da Disciplina Desenvolver os conteúdos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, bem como os aspectos gerais dessa área de conhecimento e suas implicações para Educação Física e Esporte. Específicos da Disciplina - Conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento humano. - Caracterizar as etapas e os processos de crescimento e desenvolvimento humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas. - Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento humano para o exercício e o esporte. - Compreender o processo evolutivo do desempenho motor considerando os efeitos da maturação biológica.
Geral da Disciplina Compreender os fatores fundamentais e determinantes para a interpretação da mecânica do movimento humano; Entender os métodos de medição e suas dependências práticas e teóricas para análise biomecânica do movimento humano; Específicos da Disciplina Apresentar os conceitos básicos da Mecânica (Leis de Newton) e aplicá-los no movimento humano. Compreender a dependência interdisciplinar da Biomecânica interna e externa no estudo da estrutura do movimento humano. Oferecer condições para o aluno prosseguir no estudo e desenvolvimento da investigação e análise do movimento humano.
Geral do curso: Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Geral da disciplina: Preparar profissionais para compreender a Psicologia do Esporte e do Exercício, capacitando-os para aplicar conhecimentos da área em sua atuação. Específicos da disciplina: Oferecer aos alunos uma visão panorâmica da Psicologia do Esporte e do Exercício capacitando-os a identificar, de maneira ativa e reflexiva, os principais fenômenos psicológicos envolvidos nos contextos esportivos e de exercício e a aplicar os conhecimentos de forma pertinente à atuação profissional.
Preparar profissionais para compreender a área de Educação Física e Esporte, e capacitá-los para atuar em diferentes segmentos das organizações sociais. Da disciplina Capacitar o futuro profissional para planejar, gerenciar, executar e avaliar programas de práticas corporais e programas esportivos individuais em contextos distintos. Despertar a capacidade de análise e de crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas dos profissionais de Educação Física e Esporte.
Geral do Curso: Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Gerais da Disciplina: Propiciar elementos fundamentais para o planejamento e execução de programas de Educação Física para adultos. Específicos da Disciplina: 1. Apontar os elementos de programas de Educação Física para adultos; 2. Apresentar e discutir os tipos de programas de Educação Física para adultos; 3. Estruturar e desenvolver exemplos de planejamentos de aulas de Educação Física para adultos em ambientes como SPA’s, academias ao ar livre e unidades de atenção primária à saúde; 4. Visitar diferentes contextos e discutir a implementação de programas de Educação Física.
Objetivos Conhecer e compreender os mecanismos de controle da massa corporal e os fatores envolvidos na gênese da obesidade. Identificar a função do exercício físico na prevenção e no tratamento da obesidade. Capacitar o profissional da área de Educação Física para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais. Objetivos específicos Ao final da disciplina aluno deverá ser capaz de identificar o grau e o tipo de obesidade, assim como os fatores limitantes ao exercício físico. Elaborar um programa de exercício físico apropriado que auxilie no processo de emagrecimento e proporcione redução dos fatores de risco à saúde do obeso.
Objetivo Geral do Curso: Preparar profissionais para compreender a Educação Física e o Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações sociais. Objetivo da Disciplina: Apresentar os conceitos básicos relacionados à Cinesiologia e relacioná-los com a prática profissional.