Adm Escolar e Economia da Educação
Tendo presente a unidade escolar e o sistema de ensino, o curso busca propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade. Neste sentido, tem como alvo a formação do educador escolar que, considerando a realidade da escola e o envolvimento com alunos, professores, demais funcionários, pais e comunidade em geral, esteja apto a coordenar o trabalho coletivo nesses diversos segmentos.
Propiciar aos alunos, numa perspectiva crítica, conhecimentos basilares para a compreensão de diferentes aspectos referentes à organização e à legislação da Educação Básica e à Política Educacional no Brasil, verificando seus impactos nos sistemas de ensino e nas unidades escolares, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
Apresentar e discutir aspectos introdutórios de mitologia, com ênfase nos processos iniciáticos nas sociedades tradicionais, como forma de refletir e problematizar os modelos escolarizados de educação no Ocidente. Pretende-se apresentar as narrativas míticas através de vários recursos como mediação de leitura, análise fílmica, expressões de cultura popular e etnografias, além de discutir as várias abordagens mitológicas numa perspectiva plural.