Psicologia Social e do Trabalho
Iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia. Buscar progressivamente introduzi-los também em elementos fundamentais de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Deste modo, pretende-se subsidiar o encontro dos estudantes com as Ciências Humanas, alargando-se a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na sociedade moderna e democrática.
Iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia. Buscar progressivamente introduzi-los também em elementos fundamentais de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Deste modo, pretende-se subsidiar o encontro dos estudantes com as Ciências Humanas, alargando-se a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na sociedade moderna e democrática.
Refletir sobre a condição social do ser humano e suas implicações na organização do trabalho como atividade grupal. Discutir o conceito de liderança. Analisar o gerenciamento como uma atividade de articulação grupal e de influência sobre grupos.
Refletir sobre a condição social do ser humano e suas implicações na organização do trabalho como atividade grupal. Discutir o conceito de liderança. Analisar o gerenciamento como uma atividade de articulação grupal e de influência sobre grupos.
Iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia. Buscar progressivamente introduzi-los também em elementos fundamentais de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Deste modo, pretende-se subsidiar o encontro dos estudantes com as Ciências Humanas, alargando-se a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na sociedade moderna e democrática.
Iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia. Buscar progressivamente introduzi-los também em elementos fundamentais de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Deste modo, pretende-se subsidiar o encontro dos estudantes com as Ciências Humanas, alargando-se a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na sociedade moderna e democrática.
Aprofundar a compreensão dos alunos sobre os processos de construção social da realidade e da subjetividade humanas. Prosseguir na exposição dos alunos a desafios da pesquisa, da colaboração e da emancipação psicossociais.
Pretende fornecer elementos para que o aluno configure o trabalho e as organizações como objetos de estudo e como áreas de atuação da psicologia, abordando como atividade humana e as diversas concepções sobre as organizações e seu funcionamento. Pretende fornecer informações de modo que o aluno identifique os problemas que se apresentam no mundo do trabalho contemporâneo. Criar condições para que os alunos reflitam criticamente sobre a atuação da psicologia sobre os objetos trabalho e organizações, a partir da leitura da psicologia social.
Introduzir o aluno no campo e nas práticas de Orientação Profissional em suas dimensões sócio-políticas, sócio-técnicas, psicossociais, educacionais e clínicas, focalizando a centralidade do trabalho na ontologia do ser social.
Pretende introduzir o aluno ao conhecimento dos problemas relativos à vivência do trabalhador enquanto tal, focalizando a subjetividade e os problemas de saúde do trabalhador articulados às relações de trabalho, às dinâmicas organizacionais e às condições de trabalho/emprego. Pretende capacitar o aluno a compreender os determinantes do processo saúde-doença e trabalho, e a identificar os contextos de trabalho e as dinâmicas organizacionais aos quais estão articulados o sofrimento e o adoecimento. Pretende levar o aluno a reconhecer um campo de investigação e de prática profissional interdisciplinar e multiprofissional.