Estatística
Ajuda com Pesquisar cursos
INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DE ATUÁRIA

A disciplina introduz a teoria das probabilidades e estatística com a perspectiva de motivar os alunos a continuar seus estudos acadêmicos na área ou utiliza-la em aplicações no seu objeto de estudo específico, a saber, na área de atuária. Primeiramente, em um primeiro curso,  introduzimos a teoria das probabilidades como fundamentos para o desenvolvimento posterior, em um segundo curso , da teoria da estatística.

A metodologia utilizada compreende no desenvolvimento de aulas teóricas e na proposição de exercícios para resolução, como atividade extra classe que serão avaliados periodicamente através de  testes. Tal atividade tem por objetivo avaliar o aprendizado do aluno. Teremos também dusa provas bimestrais e uma prova substitutiva.


Fornecer ideias básicas de probabilidade e estatística.


Programa

1. Análise exploratória de dados.
2. Espaços amostrais, probabilidade condicional e independência.
3. Variáveis aleatórias discretas e contínuas.
4. Distribuições binomial, hipergeométrica, Poisson, normal e exponencial.
5. Aproximação da binomial pela normal.
6. Variáveis aleatórias bidimensionais.
7. Noções de simulação.

A disciplina Noções de Estatística tem por objetivo fornecer ideias básicas da metodologia estatística a ser aplicada nos vários campos da ciência, em particular na área de economia. Propõe uma noção da teoria estatística desenvolvendo tópicos como distribuições amostrais , estimação, teste de hipóteses, correlação e regressão linear simples, cobrindo grande parte da metodologia para as aplicações. Metodologicamente, desenvolvemos uma sequência coerente de tópicos estatísticos que tenham fim em si próprio e que cubram um grande espectro das aplicações estatísticas. Em adição a cada tópico desenvolvido teremos aulas de exercícios.

Fornecer as idéias básicas da metodologia estatística.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP